Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MARÇO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Conteúdo do sal dos alimentos vai estar destacado na rotulagem

Conteúdo do sal dos alimentos vai estar destacado na rotulagem
16 de Abril de 2014

O conteúdo do sal dos alimentos vai estar destacado na rotulagem e os produtos com pouco sal irão ter uma identificação, de acordo com a estratégia para a redução deste mineral na alimentação, divulgada pela Direcção-Geral da Saúde.


Um comunicado do director-geral da Saúde, Francisco George, refere que a estratégia portuguesa “tem em atenção as boas práticas recolhidas através da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de grupos de trabalho constituídos para o efeito na DGS”.


Portugal elegeu cinco objectivos que passam pela promoção da sensibilização e o aumento do conhecimento dos consumidores sobre os riscos que o sal representa para a saúde, em particular na génese da hipertensão arterial.


“Melhorar a rotulagem no sentido de destacar o conteúdo de sal dos alimentos e identificar produtos com pouco sal” é outra das metas traçadas por este organismo do Ministério da Saúde.


A estratégia passa ainda por “modificar a disponibilidade de produtos alimentares com menor conteúdo de sal, fomentando a participação da indústria e demais intervenientes”.


A DGS pretende ainda “monitorizar e avaliar o envolvimento da indústria na reformulação da oferta de produtos alimentares e também do conhecimento, atitudes e comportamento dos cidadãos consumidores”


O comunicado assinado por Francisco George dá conta da intenção da DGS de “implementar um sistema de avaliação da ingestão de sal a nível populacional e monitorizar a oferta de sal nos grupos de alimentos”.


Hoje mesmo a revista "British Medical Journal" (BMJ) revelou que uma queda de 15% no consumo de sal entre 2003 e 2011 ajudou a diminuir consideravelmente os casos de mortes por ataques cardíacos e derrames cerebrais em Inglaterra.


Segundo um estudo de especialistas britânicos, o menor uso de sal foi determinante na queda de 42% de mortes por derrames cerebrais e de 40% no caso dos ataques cardíacos.


Os investigadores, entre os quais grupos que lutam contra o consumo de sal e médicos de hospitais londrinos, sublinharam a importância de a diminuição de sal ajudar também a reduzir os casos de hipertensão.


Fonte: Público

Comunicado da DGS: http://www.dgs.pt/a-direccao-geral-da-saude/comunicados-e-despachos-do-director-geral/estrategia-para-a-reducao-do-consumo-de-sal-na-alimentacao.aspx