Alimentação Equilibrada no Regresso às Aulas

12 de Setembro de 2014

Em tempo de regresso às aulas, a Ordem dos Nutricionistas relembra a necessidade de, desde cedo, serem incutidos bons hábitos alimentares em prol de uma vida saudável.

A Direção-Geral da Educação, definiu orientações para os refeitórios eos buffets escolares. O refeitório escolar constitui um espaço privilegiado de educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social, uma vez que fornece refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras a todos os alunos, independentemente do estatuto socioeconómico das suas famílias.

A Circular n.º 3/DSEEAS/DGE/2013, da Direção-Geral da Educação, estabelece a oferta alimentar nos refeitórios escolares, nomeadamente no que respeita à lista de alimentos autorizados, à constituição da ementa e, ainda, às capitações dos géneros alimentícios. Esta circular vem introduzir regras importantes para garantir a melhor qualidade nutricional e alimentar aos alunos. Todavia é importante, garantir que as escolas cumprem os pressupostos nutricionais emanados por estas orientações, pelo que o apoio de profissionais habilitados (nutricionistas e dietistas) é fundamental para assegurar que as refeições sejam adequadas.

Os Bufetes são locais muitas vezes preferenciais para a aquisição de alimentos para os lanches da manhã e da tarde. Neste sentido, a Direção-Geral da Educação em 2012 lançou um conjunto de orientações para os Bufetes na lógica da especificação de quais os alimentos permitidos, aqueles que se devem limitar e aqueles que não deverão ser disponibilizados às crianças.

Não podemos esquecer, no entanto, que as merendas da manhã e da tarde são os momentos ideais para recuperar a energia nas pausas das aulas, e que muitas vezes as crianças levam estas merendas de casa. Assim, os lanches que as crianças levam para a escola devem merecer um olhar atento dos pais, especialmente quanto à sua composição. Alimentos ricos em gordura, sal e açúcar não devem ser escolhidos. Para auxiliar na escolha destes lanches as Orientações para os Bufetes Escolares poderá ser uma excelente ferramenta para os pais.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, relembra que “Criar hábitos adequados e saudáveis nos mais pequenos é uma responsabilidade dos pais e dos educadores, pelo que o arranque do novo ano letivo é uma excelente altura para incentivar uma saudável disciplina alimentar que terá repercussões muito positivas no futuro.”