Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

“USO DO MEDICAMENTO – SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS”

“USO DO MEDICAMENTO – SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS”
09 de Outubro de 2014

O “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” é o mote da campanha de consciencialização para o Uso Responsável do Medicamento que a Ordem dos Farmacêuticos se encontra a promover.


A iniciativa surge do reconhecimento da importância de alertar a população, de promover as boas práticas e debater a temática do Uso Responsável do Medicamento, focando, sobretudo, a sua pertinência em contexto internacional e nacional e algumas propostas para a sua aplicação de forma a maximizar o investimento em medicamentos e, assim, potenciar os ganhos em saúde.


Sabe-se que os medicamentos têm promovido, desde a sua introdução, a eficiência dos sistemas de saúde por se revelarem uma tecnologia custo-efetiva, com efeitos positivos sem precedentes, contribuindo para a redução da mortalidade e melhoria da qualidade de vida.


Contudo, existe uma ampla evidência internacional de que subsiste um potencial não aproveitado no investimento que se faz anualmente em medicamentos. Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde estima que 50% dos cidadãos em todo o mundo não tomam corretamente os medicamentos, por diversas razões. Estima-se ainda que seja possível poupar em todo o mundo cerca de 370 mil milhões de euros através da utilização otimizada do medicamente, o que corresponde a cerca de 8% da despesa mundial em saúde.


O potencial não aproveitado justifica-se por diversos fatores, tais como a não adesão a terapêutica, o uso de medicamentos fora de tempo, a utilização incorreta de antibióticos, os erros associados a medicação, a utilização insuficiente de medicamentos genéricos e a gestão incorreta da polimedicação individual.


Neste contexto, a promoção do Uso Responsável do Medicamento deverá ser uma prioridade para a sustentabilidade do Sistema de Saúde, perspetivando ganhos em saúde para o indivíduo e para a sociedade em geral.


Para mais informações sobre esta iniciativa - que se estende a todos os cidadãos, onde se inserem os profissionais e decisores na área da saúde, e procura sensibiliza-los para a promoção do uso responsável dos medicamentos - poderá visitar o site www.usoresponsaveldomedicamento.com, onde é possível submeter contributos em formato de vídeo, fotografia, documento, estudo, artigo de opinião ou simplesmente aderir à campanha.