Ordem dos Nutricionistas Relembra Cuidados para uma Vida Mais Saudável

14 de Novembro de 2014

Segundo o “Relatório do Observatório Nacional da Diabetes 2014 – Diabetes factos e números” a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7.8 milhões de indivíduos) foi de 13,0%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem Diabetes.

O impacto do envelhecimento da estrutura etária da população portuguesa (20-79 anos) refletiu-se num aumento de 1,3 pontos percentuais (p.p) da taxa de prevalência da Diabetes entre 2009 e 2013, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 11%.

Em termos de composição da taxa de prevalência da Diabetes, em 56% dos indivíduos esta já tinha sido diagnosticada e em 44% ainda não tinha sido diagnosticada. Verifica-se a existência de uma diferença estatisticamente significativa na prevalência da Diabetes entre os homens (15.6%) e as mulheres (10.7%).

Verifica-se também a existência de um forte aumento de prevalência da Diabetes com a idade. Mais de um quarto das pessoas entre os 60 e os 79 anos tem Diabetes.

No entanto, nem tudo são más notícias. Em Portugal continua-se a registar uma evolução positiva de alguns indicadores nomeadamente ao nível hospitalar, onde se destaca a diminuição da letalidade intra-hospitalar nas pessoas com Diabetes. Ao nível dos cuidados primários merece referência o incremento da abrangência da prestação dos cuidados de saúde na população diabética ou o aumento da observação do pé diabético.

Registam-se contudo outros indicadores com evoluções preocupantes, de que é exemplo o aumento dos internamentos associados ao pé diabético e o aumento das amputações dos membros inferiores, contrariando a tendência de redução que se vinha a verificar.

Perante estes factos e números a Ordem dos Nutricionistas lança um alerta à população na véspera do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

“A alimentação contribui em muito para a prevenção de patologias ou para diminuir a carga de doenças para que o sistema de saúde possa ser comportável, daí que seja necessário que todos sejam sensibilizados para a importância associada ao cumprimento de bons hábitos alimentares quotidianos”, refere Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas. “As implicações de uma alimentação desequilibrada são dos problemas com maior impacto na saúde pública em Portugal e é importante para os cidadãos estarem cada vez mais alerta para o benefício de terem uma alimentação saudável”.

Neste sentido, a Ordem dos Nutricionistas lançou, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação um vídeo demonstrando aos cidadãos como um estilo de vida saudável pode estar a “cinco passos de cada um”, e que irá auxiliar a população, profissionais de saúde e educadores na adoção e promoção de bons hábitos.

Fonte: Relatório o Observatório Nacional da Diabetes 2014 – Diabetes: Factos e Números http://www.apdp.pt/index.php/diabetes/factos-e-numeros/diabetes-factos-e-numeros-2014