Nutrição entre áreas prioritárias do Programa Iniciativas de Saúde Pública - EEA Grants PT 06

29 de Junho de 2015

A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.), no âmbito do Programa Iniciativas de Saúde Pública - EEA Grants PT 06 promove hoje, dia 29 de junho, no auditório Tomé Pires do INFARMED, um encontro com os promotores de 26 projetos financiados em prol da promoção do conhecimento e da melhoraria do estado da saúde dos portugueses.

Este programa europeu de saúde pública pretende auxiliar na redução das desigualdades no acesso dos cidadãos à saúde e estreitar relações entre instituições dos vários países, focado em quatro áreas prioritárias: “Nutrição”, “Saúde mental”, “Doenças transmissíveis” e “Sistemas de informação”. Estas áreas foram selecionadas em harmonia com os objetivos estipulados pelo Ministério da Saúde para a promoção da investigação e do conhecimento em Saúde, em linha com os Programas Nacionais para a Infeção VIH/SIDA, para a Promoção da Alimentação Saudável e para a Saúde Mental, entre outros, coordenados pela Direção-Geral da Saúde.

No âmbito da nutrição, os apoios serão canalizados para dois projetos para crianças, três dirigidos a idosos e dois dirigidos a grupos vulneráveis, com um financiamento total superior a 2,6 milhões de euros. Espera-se, desta forma, uma promoção do conhecimento do seu estado nutricional e de uma alimentação saudável e barata, bem como um melhor conhecimento da prevalência dos problemas nutricionais em Portugal e a capacitação dos profissionais de saúde para promover a saúde alimentar junto dos seus utentes.

No encontro de apresentação do projeto, estarão presentes a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, uma representante dos países doadores do Norwegian Institute for Public Health, Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo da ACSS, I.P., o  Diretor do Programa Nacional para Saúde Mental, Álvaro Carvalho, e o Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo, entre outros.

Para consultar o programa, por favor clique aqui.