Vamos pôr a Nutrição na Ordem: em nome do combate ao exercício ilegal

28 de Julho de 2015

A Ordem dos Nutricionistas tem registado vários casos de pessoas que se intitulam nutricionistas ou dietistas sem habilitação legal para exercer a profissão. A situação é ainda mais notória com a chegada do verão e a multiplicação de anúncios de muitos destes falsos profissionais com promessas de dietas milagrosas que podem colocar em perigo a saúde pública.

Para tentar inverter esta situação, a Ordem dos Nutricionistas lançou hoje, dia 28 de julho, uma campanha nacional de sensibilização e informação do público com o objetivo de alertar a população para os riscos de recorrer a produtos ou serviços prestados por pessoas sem habilitações para exercer as profissões de nutricionista e de dietista, o que configura um crime de usurpação de funções, punível com prisão até 2 anos ou multa até 240 dias.

Apenas os profissionais inscritos na Ordem dos Nutricionistas estão legalmente habilitados para exercer e utilizar o título profissional de nutricionista ou de dietista em Portugal. Neste momento, cerca de 3000 profissionais estão inscritos na Ordem dos Nutricionistas, prestando serviços em várias áreas da atividade económica.

No entanto, a Ordem dos Nutricionistas desde 2012 já registou 152 casos de pessoas que se intitulam nutricionistas ou dietistas sem possuirem a devida habilitação legal para exercer a profissão, dos quais 23 casos foram registados só no segundo trimestre de 2015.

De facto, a Ordem dos Nutricionistas tem recebido uma média de 10 novas denúncias por mês de casos de exercício ilegal da profissão. A maioria prende-se com consultas online prestadas por indivíduos sem habilitação legal, mas as clínicas estéticas, os ginásios e as lojas de suplementos alimentares são dos locais físicos onde mais se exerce ilegalmente as profissões de nutricionista ou de dietista.

Alguns dos casos registados dizem respeito a indivíduos com licenciaturas que, não sendo da área da saúde, não permitem a inscrição na Ordem dos Nutricionistas, ou a supostos profissionais cuja única formação na área são cursos práticos de nutrição e dietética ou cursos de coaching nutricional, entre outros, muitos dos quais realizados online e com apenas seis meses de duração.

Sob o mote "Vamos pôr a Nutrição na Ordem", a campanha tem como principal ferramenta o site www.vamosporanutricaonaordem.com, onde qualquer pessoa poderá verificar a inscrição na Ordem dos Nutricionistas dos profissionais a que recorre, encontrar os nutricionistas e dietistas ou denunciar os casos de
exercício ilegal da profissão.

Por isso mesmo, a campanha será desenvolvido em torno das seguintes mensagens-chave:

Para se ser Nutricionista ou Dietista é obrigatório ser Membro da Ordem dosNutricionistas. Pela sua saúde não corra riscos. Assegure-se que o seu nutricionista ou dietista é um profissional inscrito.

Encontre-o em www.vamosporanutricaonaordem.com

A Ordem dos Nutricionistas alerta para o exercício ilegal da profissão de nutricionista ou de dietista. Ajude-nos a pôr a nutrição na ordem.

Procure-o em www.vamosporanutricaonaordem.com

Para se exercer a profissão de nutricionista e de dietista, em Portugal, não chega parecer, é preciso ser. É obrigatório, por lei, estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas. Atualmente a Ordem conta com cerca de 3000 profissionais inscritos.

Escolha um em www.vamosporanutricaonaordem.com