Previsões otimistas após reunião da Bastonária com Ministro da Saúde

15 de Março de 2016

Dois meses após a entrega do documento solicitado pelo Ministério da Saúde à Ordem dos Nutricionistas com propostas para promover a sustentabilidade do Serviço Nacional da Saúde (SNS), a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, voltou a reunir com o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no dia 15, para discutir alguns dos contributos apresentados.

Após ter avançado com a intenção de apostar no incremento das consultas de nutrição nos centros de saúde, o Ministro da Saúde veio esta tarde confirmar este objetivo, bem como a previsão de aumentar o número de nutricionistas nos cuidados de saúde primários. A Bastonária considera que "pode ser o inicio à adequação mais realista de nutricionistas às necessidades da população, dando-se finalmente a devida importância à promoção da saúde e à prevenção da doença"

Outra intenção confirmada surge relativamente à criação do Serviço de Nutrição no SNS, que tornará o serviço prestado mais organizado e eficiente, seja para a própria estrutura das instituições, seja para o utente, que poderá vir a usufruir de equipas multidisciplinares mais coesas e aptas para lhe prestar um acompanhamento mais ajustado.

Acerca da carreira de nutricionista, o Ministro da Saúde transmitiu à Bastonária que compreende a sua necessidade, pelo que desenvolverá as melhores diligências para que esta se torne uma realidade.

Quanto ao procedimento concursal da ARS Centro para a contratação de nutricionistas, iniciado em setembro de 2011, o Ministro afirmou que se vai inteirar da situação e procurar encontrar uma solução breve para resolver esta estagnação procedimental.

A Bastonária garante que continuará a lutar para garantir a operacionalização das medidas propostas que pretendem melhorar a saúde da população e defender os interesses dos nutricionistas.