Ordem faz parte do consórcio da candidatura do Porto a Sítio de Referência Europeu na Área do Envelhecimento Ativo e Saudável

22 de Abril de 2016

A cidade do Porto candidatou-se a Sítio de Referência Europeia na Área do Envelhecimento Ativo e Saudável no âmbito da iniciativa European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, da Comissão Europeia. A propósito desta candidatura, está a ser criado um Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável, o Porto4Ageing, do qual a Ordem dos Nutricionistas é parceira.

O Porto4Ageing é um Centro que visa desenvolver uma melhor capacidade de resposta às necessidades dos grupos etários nacionais mais elevados. Trata-se de um centro agregador e espaço de discussão sobre envelhecimento ativo e saudável na área metropolitana do Porto, agrupando diversos atores regionais com interesse ou que operam na área, num total de 83 entidades, das quais a Ordem dos Nutricionistas.

Este compromisso da Ordem com o projeto surge do reconhecimento da relevância da alimentação e do equilíbrio nutricional em todo o processo de envelhecimento e da importância do projeto a nível local, nacional e internacional. Sendo os Nutricionistas os profissionais de saúde com competência reconhecida e qualificação para desenvolver ação no âmbito da promoção, tratamento e manutenção de saúde e qualidade de vida dos idosos através da alimentação, a Ordem comprometeu-se a auxiliar no desenvolvimento de ações que potenciem o trabalho dos Nutricionistas.

Este compromisso será alcançado através da criação de um Grupo de Trabalho que irá intervir no desenvolvimento e adaptação de orientações cientificamente sustentadas para a avaliação nutricional, diagnóstico e intervenção nutricional focadas na população idosa portuguesa. A Ordem compromete-se também a sensibilizar a rede de decisores de saúde, tais como as autoridades de saúde pública e reguladores da saúde, para o suporte e promoção do envelhecimento saudável através da alimentação.

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, afirma que a forte cooperação interinstitucional e o desenvolvimento deste Centro "é um fundamento sólido para conseguirmos prever que este projeto vai fazer, efetivamente, a diferença", salientando que "uma parte significativa da população portuguesa está enquadrada em faixas etárias superiores e isso justifica a necessidade de organismos apostarem mais em projetos como o Porto4Ageing, conforme fez a Reitoria da Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto, para que se consiga zelar pela qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento, bem como pela salvaguarda da autonomia e atividade física e mental dos idosos", explica.

Sobre as ideias pré-concebidas em torno do envelhecimento, a bastonária não deixa de salientar que "a velhice é uma etapa da vida que se espera que nos aconteça a todos. Não devemos olhar com receio para ela. Devemos focar-nos em soluções que promovam um olhar positivo e otimista sobre ela, assentes na promoção do bem-estar físico e psicológico dos idosos e na oferta de valor socioeconómico".

Facebook do Porto4Ageing: AQUI

Linkedin do Porto4Ageing: AQUI