“Nós, nutricionistas, elegemos a Alimentação como caminho e a Saúde como finalidade”

25 de Maio de 2016

Por ocasião do XV Congresso de Nutrição e Alimentação, a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas dirigiu as principais mensagens do seu discurso a todos os atuais e futuros nutricionistas do país.

Em primeiro lugar, agradeceu a vontade e dedicação destes profissionais na salvaguarda e promoção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Sendo a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) uma das atuais maiores preocupações da Ordem dos Nutricionistas, a Bastonária salientou que o seu desenvolvimento terá de passar, por um lado, pela criação de mais postos de trabalho para Nutricionistas por parte do Governo e, por outro lado, pela dedicação e empenho dos próprios profissionais, no sentido de serem uma mais-valia na luta por um SNS mais adaptado à sociedade e mais sustentável.

Recordou, neste sentido, que "apenas 400 nutricionistas - 300 nos Cuidados de Saúde Hospitalares e 100 nos Cuidados de Saúde Primários - estão atualmente integrados no SNS", considerando tratar-se de um número manifestamente insuficiente num país com elevada prevalência de Doenças Crónicas Não-Transmissíveis.

Ressalvando a importância da classe profissional na saúde dos portugueses, a Bastonária afirmou o valor dos profissionais que "nos hospitais, nos centros de saúde, nas autarquias, nas IPSS e Misericórdias, nas empresas de restauração coletiva, na indústria alimentar e em todos os lugares onde a alimentação esteja presente" trarão "ganhos para o Estado e para os portugueses".

Acerca dos desenvolvimentos técnico-científicos da profissão, a Bastonária afirmou a necessidade dos profissionais serem capazes de acompanhar o progresso, adaptando-se sistematicamente às necessidades populacionais que vão surgindo, e apelando, por isso, a um investimento contínuo no respetivo desenvolvimento profissional por parte de cada membro.

Recordou, neste contexto, o trabalho que a Ordem dos Nutricionistas tem encetado no sentido de criar uma comunicação mais rigorosa e envolvente para com e entre profissionais, de desenvolver áreas emergentes e o reconhecimento de competências. Traduzindo esta visão em ações concretas, exemplificou com a luta da Ordem pela definição dos atos do nutricionista e da criação de um modelo de especialidades que promova a aquisição de competências.

Para a Bastonária, são os Nutricionistas a razão da existência da Ordem, sendo deles que depende a criação de "mais trabalho, mais força e mais valor", o que fundamenta a necessidade de existir união e empenho na classe, no sentido de a elevar a mais excelência.

"Nós, nutricionistas, elegemos a Alimentação como caminho e a Saúde como finalidade.", concluiu a Bastonária.