Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Ordem dos Nutricionistas vai participar na definição das políticas de qualidade no sistema de saúde

Ordem dos Nutricionistas vai participar na definição das políticas de qualidade no sistema de saúde
30 de Setembro de 2016

A Ordem dos Nutricionistas vai participar no planeamento e programação da política nacional para a qualidade na saúde, particularmente no que toca ao processo de elaboração das Normas de Orientação em Saúde.


Este é o resultado de um protocolo de colaboração instituído entre a Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Nutricionistas. A Ordem dos Nutricionistas assume assim este compromisso de colaboração à semelhança com as restantes Ordens das Profissões de Saúde assegurando a colaboração entre ambas as entidades, no âmbito da Qualidade no Sistema de Saúde.


O documento assegura que a Ordem dos Nutricionistas será tida em conta na definição de processos e procedimentos que garantam a promoção da melhoria contínua da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde, de forma a garantir os direitos dos cidadãos na sua relação com o sistema de saúde.


Um despacho do Ministério da Saúde de julho de 2016 veio reconhecer a importância do envolvimento de todas as ordens profissionais de saúde neste processo, instruindo a Direção-Geral de Saúde a instituir protocolos de colaboração com aquelas instituições.


No que à Ordem dos Nutricionistas diz respeito, o protocolo estabelece que a colaboração com a DGS irá incidir na elaboração de linhas de orientação em saúde e de normas de atuação em saúde, na execução de testes de aplicabilidade das normas em saúde, na formação de auditores, na elaboração e teste de aplicabilidade de processos assistenciais integrados, de patologias e problemas de saúde e na realização de auditorias.


A assinatura deste protocolo faz parte do compromisso para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, melhorando a sua eficiência, nomeadamente através redução da variabilidade na prática clínica e da redução de desperdícios, com o aumento simultâneo da segurança dos clientes. Esta cooperação inédita representa um processo contínuo e permanente de colaboração técnica e científica recíproco para garantir a todos os portugueses uma saúde de elevada qualidade.