Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MARÇO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Governo anuncia intenção de contratação de nutricionistas para os Cuidados de Saúde Primários

Governo anuncia intenção de contratação de nutricionistas para os Cuidados de Saúde Primários
17 de Novembro de 2016

O Ministério da Saúde acaba de anunciar a intenção de abertura de um concurso nacional para a admissão de 55 nutricionistas para os Agrupamentos de Centros de Saúde do país, dando assim cumprimento a uma das principais exigências da Ordem dos Nutricionistas no “Compromisso para o Desenvolvimento e Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

 
Este é um primeiro passo para dar resposta a uma reivindicação de longa data da Ordem dos Nutricionistas: a inadiável necessidade de contratação de nutricionistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), particularmente nos Cuidados de Saúde Primários.

 
Como temos feito ver a sucessivos Governos e Ministros da Saúde, o SNS comporta atualmente menos de metade do número mínimo de nutricionistas que deveria ter. De acordo com as recomendações da Ordem dos Nutricionistas, o SNS deveria ter nos seus quadros 911 nutricionistas, quando na verdade apenas existem 415 colegas ao serviço de hospitais e centros de saúde.
 

E é precisamente nos Cuidados de Saúde Primários onde a situação é mais gravosa, estando por preencher 77% do número mínimo de nutricionistas necessários para satisfazer as necessidades básicas da população.

 
É por isso com grande satisfação que vemos este passo do Ministério da Saúde para acolher as propostas realizadas pela Ordem dos Nutricionistas para o desenvolvimento do SNS, particularmente por verificar que os nossos argumentos serviram de base para esta tomada de decisão.


 
De facto, esta decisão valida aquilo que sempre afirmamos: a intervenção dos nutricionistas contribui, de forma decisiva, para a promoção da saúde e controlo de doenças que têm vindo rapidamente a aumentar em Portugal, como a diabetes ou a obesidade.

 
Uma contribuição que justifica o investimento público na contratação destes profissionais, já que esta intervenção precoce ao nível da prevenção e tratamento das patologias e dos ganhos em saúde associados, permitirá reduzir de forma considerável a despesa em cuidados de saúde.

 
É certo que a abertura de concurso para admissão a estágio de especialidade da carreira de técnico superior de saúde de 55 licenciados com vista à atribuição do grau de especialista no ramo de Nutrição é ainda um pequeno passo para todas as necessidades da população e da nossa própria classe profissional.

 
Mas não podemos deixar de nos regozijar pelo sinal claro que esta decisão representa para o reconhecimento do papel determinante que os nutricionistas podem ter na prevenção e tratamento de algumas das mais prementes questões de saúde pública que afetam a nossa sociedade.

 
Esperamos, pois, que esta seja uma de muitas vitórias de que todos nós, os nutricionistas portugueses, nos possamos orgulhar no futuro próximo.

 
A Ordem dos Nutricionistas continuará a acompanhar este assunto e informará os seus membros sempre que oportuno.