<   MAIO 2018   >

40% dos portugueses não percebe os rótulos dos alimentos. Nutricionistas aplaudem novas medidas

09 de Fevereiro de 2018

A Ordem dos Nutricionistas congratula-se com a aprovação de Projetos de Resolução que recomendam ao Governo que desenvolva uma campanha nacional de promoção e valorização da Dieta Mediterrânica.

A Ordem dos Nutricionistas congratula-se com a aprovação de Projetos de Resolução que recomendam ao Governo que desenvolva uma campanha nacional de promoção e valorização da Dieta Mediterrânica, bem como a criação de esquema complementar à declaração nutricional que facilite a compreensão do valor nutricional dos alimentos embalados, mostrando-se disponível para apoiar na sua operacionalização.

Para a Ordem dos Nutricionistas é fundamental a adoção de medidas que visem aumentar a literacia alimentar da população, nomeadamente as que pretendam auxiliar na interpretação da informação nutricional presente nos rótulos e na tomada de decisões mais conscientes, explica o organismo em comunicado.

"Um estudo recente indica-nos que 40% dos portugueses não compreende a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos. Consideramos, por isso, imprescindíveis medidas que auxiliem a compreensão do valor nutricional dos alimentos, bem como campanhas dirigidas ao consumidor visando o aumento da literacia alimentar com foco na interpretação dos rótulos", afirma Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Recorde-se que os Projetos de Resolução votados hoje na Assembleia da República vão ao encontro da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), publicada pelo Despacho n.º 11418/2017 de 29 de dezembro, que estabelece um conjunto de propostas de intervenção para melhorar a alimentação dos portugueses.

Fonte: SapoLifestyle, 09 de fevereiro de 2018