Nutricionistas nas Farmácias: Norma de Orientação Profissional em consulta pública até 05 de março

02 de Março de 2018

A Ordem dos Nutricionistas recorda que a Norma de Orientação Profissional para a Atuação do Nutricionista na Farmácia Comunitária, que define os requisitos e estabelece as condições necessárias de atuação destes profissionais, está em consulta pública até ao próximo dia 05 de março. A participação e envio de contributos está aberta a todos.

Recorde-se que esta norma tem como objetivo garantir que são cumpridas condições de trabalho dignas. No tocante às condições e equipamentos adequados à consulta de nutrição, pretendem garantir o fornecimento do melhor serviço, de acordo com as boas práticas para a farmácia comunitária defendidos pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional de Farmácias e, ainda condizentes com as condições mínimas das instalações, equipamentos e utensílios preconizados pela Direção-Geral de Saúde.

A norma em causa pretende, ainda, salientar os princípios deontológicos e éticos que regulam a profissão, explanados no Código Deontológico e que devem nortear toda a atuação do nutricionista, tornando o exercício desta atividade rigoroso, independente e credível, no estrito respeito pela sua autonomia.

A Ordem dos Nutricionistas recorda também que a prática profissional se deve basear na melhor evidência científica disponível num dado momento e, nesse sentido, o desenvolvimento de recomendações estruturadas com utilidade eminentemente prática permitem, não só aumentar o grau de confiança do profissional na prestação do serviço, como aumentar a qualidade do serviço prestado e a satisfação do cliente.

Dada a relevância e impacto desta norma de orientação profissional, a Ordem dos Nutricionistas recorda que o documento está em consulta pública até à próxima segunda-feira, apelando à participação de todos os membros, através do envio dos contributos que considerarem pertinentes.