Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Parlamento quer nutricionistas nas instituições que cuidam de idosos

Parlamento quer nutricionistas nas instituições que cuidam de idosos
18 de Maio de 2018


O parlamento aprovou hoje os projetos de resolução do PSD e do PAN que recomendam ao Governo a existência obrigatória de nutricionistas nas instituições do setor social que prestam cuidados aos idosos.


Já o projeto de resolução do PCP, que para além de nutricionistas e dietistas recomendava a presença de farmacêuticos nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) foi rejeitado com os votos contra de PSD, PS e CDS-PP e os votos a favor dos restantes partidos e do deputado socialista Paulo Trigo Pereira.

 

O projeto de resolução da bancada social-democrata foi aprovado com os votos a favor do PSD, CDS-PP e PAN, os votos contra do PS, BE e PEV e a abstenção do PCP e do deputado socialista Paulo Trigo Pereira.


O texto do PAN foi igualmente aprovado, mas com um resultado diferente, tendo tido os votos a favor do PSD, BE e do PAN, os votos contra apenas do PS e a abstenção do PCP, CDS-PP, PEV e o deputado socialista Paulo Trigo Pereira.


A iniciativa do PSD sugere a presença obrigatória de nutricionistas/dietistas nas instituições do setor social e solidário, considerando que, para que isto possa acontecer, devem ser majorados os valores dos acordos de cooperação entre o Estado e as instituições, para "refletir o aumento de custos com a contratação" destes profissionais.


Os sociais-democratas querem que, "sempre que possível", o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Saúde estabeleçam "protocolos de cooperação para eventual disponibilização" de apoio técnico destes profissionais pertencentes aos quadros do Ministério da Saúde a estas instituições.


Também o PAN recomenda que "as instituições que prestam cuidados a idosos contemplem a presença obrigatória de nutricionistas, a tempo inteiro ou parcial, de acordo com o número de idosos, no objetivo de garantirem a adequabilidade alimentar e nutricional, bem como a segurança e qualidade alimentar.


No período de debate no plenário da Assembleia da República, a deputada do PSD Susana Lamas explicou que "o estado nutricional da população idosa tem impacto ao nível da saúde pública e da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde", sendo fundamental que as instituições que prestam cuidado aos idosos "garantam que as necessidades nutricionais sejam satisfeitas de acordo com as suas morbilidades e incapacidades".


Pelo PCP, a deputada Diana Ferreira começou por defender ser responsabilidade do Estado responder às famílias e às suas necessidades, mas uma vez que muitos idosos vivem nestas IPSS, "importa que estas instituições tenham os meios humanos necessários para definir a alimentação adequadas aos utentes", já que 14,8% dos idosos estão em risco de desnutrição.


O deputado único do PAN, André Silva, referiu que "a malnutrição ocorre, frequentemente, na população idosa e pode ser a causa ou a consequência da doença", sendo por isso necessário que estas instituições sirvam "refeições que cumpram os necessários requisitos nutricionais dos idosos de acordo com as suas morbilidades e incapacidades, situação que só será conseguida assegurando a presença nestes locais de profissionais treinados e habilitados para estas funções".


Já Sofia Araújo, pelo PS, destacou que tem sido prioridade dos socialistas e do Governo promover a alimentação saudável em todos os grupos populacionais, acusando o PSD de "hipocrisia" por estar agora a propor estes nutricionistas, quando com a alteração da legislação relativa aos lares que fez quando estava no executivo ter acabado, por exemplo, com a obrigação da presença de fisioterapeutas nestes locais.


Pelo CDS-PP, Filipe Anacoreta Correia considerou que esta é uma "matéria da maior importância", defendendo que cada vez que os políticos pretendem remeter mais responsabilidades para o IPSS, não o podem fazer sem um reforço das verbas contratualizadas.


Pelo BE, Isabel Pires, considerou que "estes problemas têm de ser respondidos do ponto de vista da resposta pública" e que os "últimos anos foram particularmente gravosos para as populações mais idosas".


LUSA

Fonte: Notícias ao Minuto, 18 de maio de 2018