A melhor fruta é a da época e de produção local

21 de Janeiro de 2019

Os nutricionistas recomendam o consumo de três a quatro porções de fruta por dia na infância. Mas há frutos mais ricos do que outros? Perguntámos à bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas considera que o importante é fazer passar "a boa mensagem alimentar". Alexandra Bento recomenda que se dê preferência à fruta da época e de produção mais local.

"Se eu comprar uma fruta que é da época, ela tem maior riqueza nutricional, e se eu comprar uma fruta que é da minha zona geográfica, estou a ter uma atitude importantíssima em termos de sustentabilidade", explica.

A bastonária defende que além de ajudar os produtores locais, comprar fruta numa zona próxima dá mais garantias em relação à qualidade.

Alexandra Bento sublinha que estar mais próximo da produção permite utilizar o alimento na sua maturação máxima, "retirar da árvore o mais próximo possível da altura em que está maduro, passar menos tempo e ser transportado menos tempo. Só temos a ganhar com isso em termos nutricionais".

Fonte: TSF online, Pais e Filhos, 21 de janeiro de 2019