Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MARÇO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Comunicado | Especialidades Profissionais da Ordem dos Nutricionistas

Comunicado | Especialidades Profissionais da Ordem dos Nutricionistas
30 de Outubro de 2019

Regulamento Geral das Especialidades Profissionais da Ordem dos Nutricionistas entrou em vigor a 15 de janeiro de 2019, o que veio possibilitar a concretização de diversas diligências para a operacionalização deste processo, como sucedeu com a constituição das respetivas Comissões Instaladoras, nomeadas a 22 de fevereiro de 2019.

No dia de hoje, 30 de outubro, foi publicado o Regulamento de Taxas e Quotas da Ordem da Ordem dos Nutricionistas, o qual prevê a taxa a aplicar a quando do processo de equiparação da especialidade.

No entanto, e atendendo a diversas vicissitudes inerentes, como seja o desenvolvimento  da respetiva plataforma eletrónica para submissão das candidaturas, não é possível à data de hoje a iniciação do processo de atribuição do título de especialista por equiparação.

Assim, e sem prejuízo de o artigo 18.º do Regulamento Geral de Especialidades Profissionais prever  que durante o período de um ano, a concessão do título de nutricionista especialista é sujeita a um processo de equiparação, sublinhamos que este prazo apenas terá início quando se encontrarem reunidas todas as condições, nomeadamente, o funcionamento em pleno desta plataforma, de forma a permitir a submissão das candidaturas. 

Com efeito, a abertura do procedimento para atribuição do título de especialista por equiparação será oportunamente comunicada a todos os nutricionistas através dos meios habituais, e acompanhada das respetivas e necessárias informações, iniciando a contagem do ano a partir desse momento.

Reforçamos que, sem prejuízo de a atribuição do título de especialista não ser obrigatória nem impedir o exercício da profissão nas áreas que não sejam a da especialidade atribuída, este é seguramente um passo estruturante para o percurso e desenvolvimento da profissão de nutricionista. De facto, o reconhecimento do desenvolvimento profissional do nutricionista com a atribuição do título de nutricionista especialista é, simultaneamente, a causa e a consequência do crescimento técnico e científico da profissão.