<   JANEIRO 2023   >

Ordem dos Nutricionistas apresenta georreferenciação da profissão

29 de Novembro de 2022

O Observatório da Profissão da Ordem dos Nutricionistas procedeu à georreferenciação dos nutricionistas para avaliar eventuais territórios que possam apresentar carências no acesso a cuidados de nutrição. A análise concluiu que os nutricionistas estão distribuídos predominantemente no litoral e nas áreas metropolitanas, sendo importante a reflexão acerca da implementação de mecanismos que potenciem a atratividade de regiões com falta de profissionais.

Na mesma análise, verificou-se que a distribuição geográfica dos estágios é semelhante à dos membros efetivos, existindo igualmente alguma concentração nos concelhos em que existem Estabelecimentos de Ensino Superior que conferem títulos académicos habilitantes para a inscrição na Ordem dos Nutricionistas, onde foram realizados 41% dos estágios.

Este trabalho, espoletado pela Comissão de Jovens Nutricionistas, tem como objetivo a implementação de indicadores que permitam analisar a distribuição geográfica de profissionais no território nacional e avaliar as regiões em que são necessários profissionais em diferentes contextos de atuação.

Consulte aqui todos os dados da Georreferenciação.