<   ABRIL 2023   >

Ordem dos Nutricionistas reúne com a Direção Executiva do SNS

02 de Fevereiro de 2023

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, a Presidente do Conselho Jurisdicional, Graça Raimundo e a Presidente do Conselho de Especialidade em Nutrição Clínica, Graça Ferro reuniram hoje com o Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo, que se fez acompanhar pelos membros da Direção Executiva, Fátima Fonseca e Francisco Goiana da Silva.

Nesta reunião foram debatidos assuntos estruturantes com vista à melhoria da qualidade da prestação de cuidados de nutrição e da maior integração de nutricionistas no SNS.

Entre os temas analisados nesta reunião, destaca-se o número insuficiente de nutricionistas no SNS, a devida integração dos nutricionistas, bem como a importância do acesso a dados em saúde.

Abordou-se ainda a possibilidade de se avançar com a contratualização de cofinanciamento da atividade dos nutricionistas no SNS, num futuro próximo, a análise de modelos para garantir a integração da nutrição nos cuidados de saúde e a importância da implementação das unidades de nutrição nos cuidados de saúde primários. Foi ainda debatida a necessidade de criação de critérios de referenciação e de alta para a nutrição.