Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   OUTUBRO 2022   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

FAQs Candidatura a estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas

Quem se pode inscrever na Ordem dos Nutricionistas como nutricionista estagiário?

Podem inscrever-se na Ordem, para acesso à profissão de nutricionista como membros estagiários: os titulares do grau de licenciado em ciências da nutrição, em dietética ou em dietética e nutrição, conferido, na sequência de um curso com duração não inferior a quatro anos curriculares, por instituição de ensino superior portuguesa; e os titulares de grau académico superior estrangeiro a quem seja conferido o reconhecimento específico quanto a um dos graus ciências da nutrição, em dietética ou em dietética e nutrição.

 

É obrigatório fazer estágio?

O estágio é um requisito obrigatório para o acesso à profissão de nutricionista. A atribuição da qualidade de membro efetivo da Ordem, depende da realização de estágio profissional e de aprovação nas provas de habilitação profissional.

 

Para que serve o estágio de acesso à Ordem?

Com a realização do estágio pretende-se que o nutricionista estagiário aplique, em contexto real de trabalho, os conhecimentos teóricos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável da atividade profissional do nutricionista, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.

 

Após obtenção do certificado de habilitações existe prazo para apresentar a candidatura à Ordem dos Nutricionistas?

O Regulamento de Estágios Profissionais e de Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas, não estabelece um prazo limite para apresentação da candidatura a inscrição na Ordem dos Nutricionistas. No entanto, de acordo com o disposto no Artigo 61.º do Estatuto, a atribuição do título profissional, o seu uso e o exercício da profissão de nutricionista, em qualquer setor de atividade, dependem da inscrição na Ordem como membro efetivo, pelo que é essencial a realização de estágio profissional. Logo, os membros estagiários que não tenham ainda realizado o seu estágio profissional não poderão exercer, devendo, por isso, realizar o estágio profissional logo que possível.

 

Quem deve propor o estágio: o candidato ou a Ordem?

O estágio profissional é autoproposto pelo candidato. Assim, é da responsabilidade do candidato a apresentação de uma proposta de local de estágio à Ordem, bem como a indicação de um profissional que possa supervisionar o estágio.

 

É possível realizar estágio tendo um contrato de trabalho com a entidade de acolhimento?

SIM. A Ordem dos Nutricionistas não interfere no tipo de relação contratual ou vínculo estabelecido entre o Nutricionista Estagiário e a entidade, desde que sejam observados todos os requisitos do Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas e sejam cumpridos os demais procedimentos delineados para a formalização do estágio profissional.

 

É possível realizar um estágio ao abrigo do programa de estágios profissionais do IEFP?

SIM. A Ordem dos Nutricionistas não interfere no tipo de vínculo estabelecido entre o Nutricionista Estagiário e a entidade, desde que sejam observados todos os requisitos do Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas e sejam cumpridos os demais procedimentos delineados para a formalização do estágio profissional.

 

É possível realizar um estágio no estrangeiro?

SIM. O estágio profissional poderá ser realizado no estrangeiro, desde que o plano de estágios a cumprir na entidade de estágio no estrangeiro tenha correspondência com as características previstas no Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas.

 

Em que entidades é possível realizar estágio?

De acordo com o Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas, pode ser entidade de estágio, qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada, cuja atividade proporcione condições adequadas para a prática profissional do nutricionista.

 

É possível realizar o estágio em mais do que uma entidade?

SIM. Todo o estágio profissional carece de pelo menos um local de estágio não estando prevista nenhuma limitação ao número de entidades. É importante que no período de seis meses se assegure o cumprimento dos objetivos de estágio.

 

Quanto tempo dura o estágio?

O período de estágio tem a duração de seis meses. A contagem do período de estágio inicia-se na data comunicada ao candidato na sequência da aprovação do seu projeto de estágio.

 

Para que serve o orientador de estágio?

O orientador é o profissional que se responsabilizará pela supervisão do nutricionista estagiário, que acompanhará as suas atividades, que esclarecerá quaisquer dúvidas e questões que surjam durante o processo de estágio, e que, no final do estágio, emitirá um relatório relativamente ao percurso desenvolvido, e integrará o júri da apreciação oral do relatório do seu estagiário.

 

E se o orientador não trabalhar na entidade do estágio?

De acordo com o Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas, o orientador de estágio poderá ser um profissional interno ou externo à entidade acolhedora, desde que seja membro efetivo da Ordem no pleno gozo dos direitos que lhe cabem este título, detenha pelo menos cinco anos de experiência profissional e tenha frequentado um seminário de deontologia profissional promovido pela Ordem. Logo, o orientador não tem obrigatoriamente que estar integrado na entidade.

 

É necessário ter um orientador de estágio dentro da instituição ou basta ter um fora?

Caso a entidade de estágio integre nutricionista que cumpra os requisitos para ser orientador de estágio, preferencialmente deverá ser este o orientador escolhido pelo nutricionista estagiário.

 

O orientador ainda não possui 5 anos de experiência profissional. Pode ser orientador?

NÃO. O Estatuto da Ordem dos Nutricionistas especifica que o orientador de estágio tem que deter, pelo menos, cinco anos de experiência profissional e ter frequentado o seminário de deontologia profissional promovido pela Ordem dos Nutricionistas, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este título. Estes requisitos devem verificar-se à data de início do estágio profissional.

 

O orientador tem 5 anos de experiência profissional, mas não frequentou o seminário de deontologia profissional, pode ser orientador de estágio?

NÃO. O Estatuto da Ordem dos Nutricionistas especifica que o Orientador de estágio tem que deter, pelo menos, cinco anos de experiência profissional e ter frequentado o seminário de deontologia profissional promovido pela Ordem dos Nutricionistas, no pleno gozo dos direitos que lhe cabem a este título. Estes requisitos devem verificar-se à data de início do estágio profissional.

 

É possível fazer a inscrição na Ordem antes de procurar um local de estágio?

SIM. Caso o candidato pretenda inscrever-se na Ordem dos Nutricionistas, previamente à procura de entidade de estágio, poderá fazê-lo. O candidato deve ter conhecimento que, caso não apresente o seu projeto de estágio no momento da inscrição, dispõe do prazo de seis meses para o fazer, a contar da data de atribuição do número de membro estagiário. O processo de inscrição caduca quando for atingido o período de seis meses sem que o nutricionista estagiário entregue o seu projeto de estágio.

 

Um candidato que já possui entidade de estágio: que documentos tem que apresentar para inscrição na Ordem dos Nutricionistas?

No âmbito da candidatura a estágio de acesso à Ordem, deve reunir os seguintes documentos que integram o processo de inscrição:

a) Formulário de inscrição online na Ordem, que contém projeto de estágio;

b) Bilhete de identidade, cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil válido;

c) Cartão de contribuinte (caso não possua cartão do cidadão);

d) Certificado de habilitações digital em ciências da nutrição, em dietética ou em dietética e nutrição, com a data de obtenção do grau académico e estabelecimento de ensino superior;

e) Certificado de registo criminal digital;

f) Fotografia original (tipo passe*). 

*A fotografia deverá ter um formato de 35x45mm, ser recente, frontal e com a cabeça centralizada onde exista a visão completa da face/cabeça com o olhar na direção da câmara. Apenas serão aceites fotografias com fundos claros, não sendo permitida a utilização de óculos de sol e/ou chapéu.

 

Um candidato que não tem entidade de estágio: que documentos tem que apresentar para inscrição na Ordem dos Nutricionistas?

Os documentos a apresentar caso o candidato ainda não tenha encontrado entidade para realizar o seu estágio são os mesmos. A diferença reside no formulário de inscrição que não inclui o projeto de estágio.

 

O que é necessário para começar o estágio?

Para poderem iniciar o estágio, os candidatos devem estar inscritos na Ordem dos Nutricionistas, na categoria de membros estagiários, com o processo de inscrição já concluído.

Desta forma após encontrar uma entidade para a concretização do estágio deverão:

1. Realizar inscrição na Ordem dos Nutricionistas apresentando toda a documentação necessária para o efeito OU apresentar o projeto de estágio caso já tenha sido efetuada uma inscrição prévia com atribuição de número de membro estagiário.
2. Efetuar os pagamentos inerentes à inscrição, previstos no Regulamento de Taxas e Quotas da Ordem dos Nutricionistas.
3. Indicar no email a data de início do estágio. A data de início indicada pelo candidato deve ser posterior à deliberação do processo de inscrição pela Direção que ocorre usualmente no final de cada mês (excetuando situações enquadradas no ponto 4, artigo 5º do Regulamento de Inscrição da Ordem dos Nutricionistas).
4. Aguardar pela deliberação referente ao projeto de estágio que é tomada pela direção no prazo de 30 dias subsequentes à data da submissão do projeto e é comunicada ao candidato no prazo máximo de cinco dias que se seguem.


Como devo ser formalizada a candidatura?

Os documentos necessários para a candidatura a inscrição na Ordem dos Nutricionistas devem ser reunidos e enviados para o email do Departamento de Acesso à Profissão da Ordem dos Nutricionistas: acesso.profissao@ordemdosnutricionistas.pt. A inscrição implica ainda o pagamento das taxas indicadas no Regulamento de Quotas e Taxas.

 

Como se acede ao formulário de inscrição na Ordem?

O formulário de inscrição está disponível na secção Inscrições Registo - Formulário de Inscrição Login de Utilizador após registo na página eletrónica.

Caso o candidato já tenha entidade de estágio, o formulário inclui o projeto de estágio. A validação do projeto de estágio pelo orientador compreende dois passos:

1º passo: Confirmação de disponibilidade - após este passo, o formulário de registo/projeto de estágio é editável;

2º passo: Validação - após este passo, o formulário de registo/projeto de estágio considera-se finalizado e é gerada a ligação para impressão dos Formulários em PDF.

O formulário de inscrição na Ordem deve ser enviado juntamente com os documentos que integram o processo de inscrição para o email acesso.profissao@ordemdosnutricionistas.pt.

 

Onde se pode aceder ao projeto de estágio?

O projeto de estágio é submetido através do preenchimento de formulário constante de modelo próprio, disponível no sítio eletrónico da Ordem, que contempla nomeadamente o local ou locais de estágio, os objetivos do estágio e a identificação do orientador de estágio. A análise do projeto de estágio depende do pagamento da taxa prevista no Regulamento de Quotas e Taxas. O pagamento das taxas deverá ser efetuado preferencialmente do método de pagamento referência multibanco.

 

Quando se sabe se processo de inscrição foi aceite?

A deliberação referente ao processo de inscrição é tomada pela direção no prazo de 30 dias subsequentes à data da admissão do processo de inscrição e é comunicada ao candidato no prazo máximo de cinco dias que se seguem. Em caso de deferimento do pedido de inscrição, a direção atribui ao candidato o número de membro estagiário.