Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  AGOSTO 2022  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Candidatura a estágio de acesso à Ordem dos Nutricionistas

Caracterização do Estágio

Local: autoproposto e pode realizar-se em entidades que possibilitem desenvolver, em contexto real de trabalho, a atividade profissional de nutricionista.

Duração: seis meses.

Atividade: realização de atividades definidas num projeto de estágio, onde são estabelecidos objetivos específicos a realizar nas áreas Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública, Alimentação Coletiva e Restauração ou Investigação Científica.

Orientação: por um profissional Membro Efetivo da Ordem, interno ou externo à(s) entidade (s) de estágio, com pelo menos 5 anos de experiência profissional e frequência do seminário de deontologia profissional promovido pela Ordem dos Nutricionistas.

Formação: frequência obrigatória de um seminário de deontologia profissional (40 horas. Acesso a cursos de formação sobre prática profissional conduzida pela evidência científica, prática profissional adequada no âmbito do estágio e Integração no mercado de trabalho.

Avaliação: realização de um relatório final no término do estágio, que será avaliado pelo orientador e por uma Comissão de Estágios. Prestação de provas de habilitação profissional (prova de relatório de estágio e prova de conhecimentos deontológicos).


Só serão analisadas as candidaturas rececionadas até às 13h do dia prévio à reunião de Direção da Ordem dos Nutricionistas que ocorre preferencialmente no final do mês.


Para apresentação de candidatura a estágio, será necessário:

1. Encontrar uma entidade para a concretização do estágio.

 

2. Realizar inscrição na Ordem submetendo toda a documentação necessária para o efeito (consulte o menu INSCRIÇÃO > DOCUMENTAÇÃO)

OU apresentar o projeto de estágio caso já tenha sido efetuado uma inscrição prévia com atribuição de número de membro estagiário.


3. Enviar email para acesso.profissao@ordemdosnutricionistas.pt com  data de inicio de estágio pretendida, caso seja diferente da do primeiro dia útil após a reunião de direção.*

* Sem prejuízo da inscrição poder ocorrer a todo o tempo, a data de início deverá será posterior à deliberação do processo de inscrição pela Direção, que ocorre usualmente em reunião mensal (excetuando situações enquadradas no ponto 4, artigo 5º do Regulamento de Inscrição da Ordem dos Nutricionistas).


5. Efetuar os pagamentos inerentes à inscrição, previstos no Regulamento de Taxas e Quotas. A referência multibanco será enviada por email. 


A requerimento do nutricionista estagiário, devidamente fundamentado, à análise do projeto de estágio pode ser atribuído caráter de urgência, desde que à data o processo se encontre completo.

Para o efeito deverá preencher o seguinte requerimento a ser anexado aos restantes documentos.

Requerimento de carácter de urgência para início de estágio.


6. Aguardar pela deliberação referente ao processo de inscrição que é tomada pela direção no prazo de 30 dias subsequentes à data da submissão da candidatura e é comunicada ao candidato no prazo máximo de cinco dias que se seguem.


Observações:

O projeto de estágio é submetido através do preenchimento de formulário constante de modelo próprio, disponível no sítio eletrónico da Ordem, que contempla nomeadamente o local ou locais de estágio, os objetivos do estágio e a identificação do orientador de estágio.


O guião objetivos de estágio, disponível no menu Guiões, deve ser consultado antes do preenchimento do projeto de estágio.


No que respeita ao seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais, pode optar-se por fazer a sua contratação através da Ordem, sendo o pedido efetuado no formulário de projeto de estágio.


Todas as notificações relativas a solicitação de elementos adicionais durante a análise processual e aprovação de candidaturas são efetuadas via email.



Procedimento:

1. Inscrições Registo - Formulário de Inscrição Login de Utilizador após registo na página eletrónica.

2. A validação do projeto de estágio pelo orientador compreende dois passos:

1º passo: Confirmação de disponibilidade - após este passo, o formulário de registo/projeto é editável;

2º passo: Validação - após este passo, o formulário de registo/projeto de estágio considera-se finalizado e é gerada a ligação para impressão dos Formulários em PDF, ficando disponíveis para sua consulta.

3. Aguardar email com indicação dos dados de pagamento inerentes à inscrição, previstos no Regulamento de Taxas e Quotas.