Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   DEZEMBRO 2019   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

RESUMO DA VISITA À REGIÃO DO ALGARVE

O Ciclo de Visitas da Bastonária pela Região do Algarve iniciou-se com uma reunião com o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, Dr. Paulo Morgado. O tema escolhido para este Ciclo de Visitas foi "O papel do nutricionista na promoção da Dieta Mediterrânica".


A acompanhar a Bastonária estiveram a Prof.ª Doutora Maria Palma Mateus, Vogal do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas e a Dra. Graça Raimundo, Vice-Presidente da Direção da Ordem dos Nutricionistas. Neste Ciclo de Visitas, esteve ainda a Assessora da Bastonária, Dra. Ana Frias.


As Instituições visitadas neste Ciclo de Visitas foram: Administração Regional de Saúde Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Unidades de Faro e de Portimão), Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I - Central (Centro de Saúde de Faro), Câmara Municipal de Albufeira, Câmara Municipal de Tavira e Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve III Sotavento (Centro de Saúde de Tavira).


Constatou-se que das 16 Autarquias da Região do Algarve, apenas uma tinha nutricionista. A nível Hospitalar, os rácios encontravam-se de acordo com o preconizado pela Ordem dos Nutricionistas, pese embora nos cuidados de saúde primários a realidade seja distinta, pelo que urge a contratação de nutricionistas para este nível de cuidados.


A maioria das Autarquias e das Instituições de Solidariedade Social do Algarve não têm presença de nutricionistas, pelo que se constata um sobrecarregar de trabalho nos colegas dos cuidados de saúde primários. Revela-se por isso necessário dotar igualmente estas Instituições de um número adequado de nutricionistas, garantindo uma prestação de cuidados adaptada às exigências e necessidades da população.







banner algarve