Ordens profissionais debatem Estratégia para próxima época com o Ministério da Saúde

21 de Agosto de 2020

Os bastonários da Ordens Profissionais da Saúde participaram esta quinta-feira, numa reunião com o Ministério da Saúde, com vista a preparar a Estratégia Integrada Outono/Inverno. Um plano que visa dar resposta aos desafios impostos diretamente pela pandemia, mas também à restante atividade assistencial, que urge continuar a recuperar.

O encontro de trabalho, que teve lugar no Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, do Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, e dos Bastonários da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, da Ordem dos Médicos, José Miguel Guimarães, da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, da Ordem dos Biólogos, José Matos e da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Manuel de Salter Cid Gonçalves.

“Estamos conscientes desde a primeira hora de que a resposta à pandemia é um desafio nacional, apenas superável com o contributo de todos em geral e dos profissionais de saúde, de forma particular”, defendeu António Lacerda Sales.

“Atendendo ao elevado grau de desconhecimento que ainda existe em relação a esta doença, o poder de antecipação continua a ser a melhor ferramenta de que dispomos. É a nossa vacina”, prosseguiu, definindo as linhas mestras da estratégia em elaboração: Preservar vidas humanas; proteger os mais vulneráveis; garantir respostas no Serviço Nacional de Saúde além da Covid-19; e preparar uma possível segunda vaga da pandemia, assegurando a quebra, a contenção e mitigação de cadeias de transmissão.

Fonte: Atlas da Saúde, online, 21 de agosto de 2020