Encontro 'O nutricionista e as Redes Sociais'

26 de Março de 2021

No dia 25 de março, decorreu o Encontro “O nutricionista e as Redes Sociais”, o primeiro, do Ciclo de Encontros com o Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas, que irão realizar-se no ano de 2021.

Este Encontro, foi moderado pela vogal do Conselho Jurisdicional Maria Palma Mateus e teve como intervenientes Graça Raimundo, Presidente do Conselho Jurisdicional, Maria de Lourdes Fernandes, que integra a Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas, Rui da Silva, nutricionista do Departamento de Comunicação da Ordem dos Nutricionistas e o jornalista Carlos Magno.

Foram abordadas e discutidas várias questões relevantes para todos os nutricionistas que utilizam as redes sociais no âmbito profissional. Destacam-se o respeito pelos Princípios Éticos e Código Deontológico, e ainda o cumprimento do Dec. Lei 238/2015 de 14 de outubro, relativo às práticas de publicidade em saúde.

Foi salientada a importância da distinção, e salvaguarda da identidade pessoal e da profissional, sendo que esta ultima deve reger-se pelo respeito e rigor que uma profissão de saúde exige.

Foi também reforçada a importância de uma participação ativa dos nutricionistas no espaço público, com uma comunicação séria e de proteção da saúde das pessoas e que dignifique e reforce a imagem da profissão.

Em suma, é fundamental que os nutricionistas comuniquem de forma mais efetiva, combatendo as informações incoerentes e dispersas. Toda a comunicação veiculada através das redes sociais, sendo direcionada para um publico alvo tão abrangente, deve ser bem estruturada e sempre baseada na evidencia cientifica.

encontro CJ redes sociais

Não perca os próximos Encontros com o Conselho Jurisdicional:

• 18.06.2021 | O nutricionista e a publicidade em alimentos
  • 17.09.2021 | A prática profissional do nutricionista e a evidência científica