COVID-19 - Vacinação dos nutricionistas

31 de Março de 2021

A Ordem dos Nutricionistas em articulação com a Task Force responsável pelo Plano de Vacinação contra a COVID-19, no início de fevereiro, procedeu à identificação dos nutricionistas, que se pretendem vacinar, para integração na primeira fase da campanha de vacinação, não integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas que se encontram diretamente envolvidos na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos, de acordo com a Norma da Direção-Geral da Saúde n.º 002/2021 de 30 de janeiro de 2021 e atualizada em 10 de março de 2021.

Nesta conformidade a listagem de nutricionistas enviada pela Ordem dos Nutricionistas à Task Force engloba nutricionistas em prestação de cuidados de saúde aos cidadãos, em concreto em hospitais privados ou sociais, em estruturas residenciais para pessoas idosas, ou em outros contextos prioritários para profissionais de saúde, não integrados no SNS, visto que estes nutricionistas estão a ser vacinados no âmbito da sua atividade no SNS. Neste seguimento, a Ordem dos Nutricionistas, no mês de março, reuniu com o Senhor Coordenador da Task Force, Senhor Vice-Almirante Gouveia e Melo, por forma a melhor serem compreendidos os procedimentos necessários para a vacinação dos nutricionistas que poderão integrar esta fase.

A vacinação dos nutricionistas desenvolve-se de acordo com a disponibilidade de vacinas no nosso país. Assim, a Task Force vai disponibilizando gradualmente os registos desta listagem para os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que encaminharão para as autoridades e locais de vacinação para agendamento e vacinação destes utentes, pelo que os nutricionistas que se encontram nesta listagem devem aguardar o contacto pela autoridade de saúde.

A Ordem dos Nutricionistas encontra-se a acompanhar este processo de forma contínua.