Ordem dos Nutricionistas considera 'erro crasso' que a ADSE não comparticipe consultas de nutrição

01 de Setembro de 2021

As críticas às novas tabelas de preços e regras da ADSE, em vigor desde esta quarta-feira, não param de chegar. Depois de a Ordem dos Médicos ter alertado para o “impacto negativo”, agora é a Ordem dos Nutricionistas que não entende o “porquê de excluir as consultas de nutrição”, uma vez que “metade das causas de doença grave e de morte no país têm relação direta com a alimentação”.

As novas tabelas de preços e regras da ADSE entra em vigor esta quarta-feira e não param de faturar críticas. Depois de a Ordem dos Médicos ter alertado que “pode ter um impacto negativo no acesso a cuidados de saúde” e que os profissionais médicos podem ter de trabalhar com “soluções mais baratas em detrimento da qualidade”, agora também a Ordem dos Nutricionistas vem alertar para o “erro crasso” de as novas tabelas da ADSE excluirem a comparticipação de consultas de nutrição.

“A comparticipação de consultas de nutrição pela ADSE está há muitos anos em cima da mesa e nada fazia prever que os cuidados de nutrição fossem excluídos desta tabela”, começa por dizer a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, entidade que espera ver o “erro corrigido em breve”.

“Nos próximos dias, teremos uma reunião com a presidente do Conselho Diretivo da ADSE e esperamos que nos digam que se tratou de um lapso que será corrigido”, esclarece Alexandra Bento, citada num comunicado oficial, no qual garante que tomará todas as diligências para que os cuidados de nutrição sejam assegurados.

A reunião com a ADSE está agendada para 9 de setembro e a Ordem dos Nutricionistas tem já uma questão na agenda: “se metade das causas de doença grave e de morte no país têm relação direta com a alimentação, por quê excluir as consultas de nutrição?”

A Ordem dos Nutricionistas considera a decisão “incompreensível”, até porque, frisa, Portugal “é um dos países europeus com maior número de anos de vida saudáveis perdidos, justificados por um cada 10 portugueses ter diabetes, um em cada três ter hipertensão, e por um em cada dois ter obesidade ou excesso de peso”.

À semelhança do repto lançado pela Ordem dos Médicos, também a dos Nutricionistas apela à Entidade Reguladora da Saúde para que, em conjunto com a Autoridade da Concorrência, tome medidas sobre a nova tabela de preços da ADSE.

Fonte: RTP1 | Bom Dia Portugal, 03 de setembro de 2021

Fonte: Expresso, online, 01 de serembro de 2021