Guia Orientador | Intervenção do nutricionista em estabelecimentos de apoio social para pessoas idosas

09 de Dezembro de 2021

A Ordem dos Nutricionistas publica hoje o Guia Orientador 01/2021 “Intervenção do nutricionista em estabelecimentos de apoio social para pessoas idosas”.

A Assembleia da República recomendou em 2018 ao Governo a presença obrigatória de nutricionistas nas instituições do setor social e solidário que prestam cuidados a idosos. Nestas estruturas, os nutricionistas podem desenvolver um conjunto de ações nos diferentes domínios de atuação: alimentação coletiva e restauração, nutrição clínica e nutrição comunitária. Face à amplitude da sua atuação, a nutrição deve posicionar-se nestas instituições de forma estruturada e interligada entre os diferentes níveis de serviços prestados, configurando um Serviço de Nutrição e Alimentação.

Este documento apresenta orientações para a atuação profissional do nutricionista neste contexto, tendo em consideração as funções e ações que este desenvolve nas diferentes áreas.

O presente Guia foi elaborado no âmbito do Departamento da Qualidade da Ordem dos Nutricionistas, segundo os procedimentos que constam no Manual de Procedimentos do Departamento da Qualidade da Ordem dos Nutricionistas.

Agrademos a todos os colegas que colaboraram na elaboração deste documento.

CONSULTE O GUIA