O Código Deontológico foi o tema central do último Encontro com o CJ de 2021

20 de Dezembro de 2021

No dia 17 de dezembro decorreu o 4º Encontro dinamizado pelo Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas. Este foi o corolário dos anteriores Encontros com o CJ e teve como tema “O Código Deontológico da Ordem dos Nutricionistas”.

O Encontro, contou com a presença da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas Alexandra Bento, da Presidente do Conselho Jurisdicional Graça Raimundo, do Presidente da Comissão de Ética Lino Mendes e do Jurista que atualmente presta apoio ao Conselho Jurisdicional Duarte Lebre de Freitas, teve como moderadores os vogais do Conselho Jurisdicional António Figueiredo e Elsa Feliciano.

Neste foram abordadas e discutidas várias questões relevantes relacionadas com o Código Deontológico, sendo o mesmo considerado um pilar fundamental do exercício profissional do nutricionista, uma vez que define os limites da atuação destes profissionais, e determina se os seus comportamentos são, ou não éticos e permitidos no exercício da atividade profissional.

Foi ainda considerada a necessidade de manter e de sistematizar a discussão continua das questões éticas e deontológicas inerentes ao exercício da profissão e debatidas algumas situações que não se encontram diretamente vertidas no Código Deontológico.

Em síntese, ficou claro que o nutricionista como profissional de saúde deve ter uma atuação qualificada, ética e comprometida com a saúde da população, sendo o Código Deontológico um pilar na orientação da sua atividade profissional. Além do mais, e dado que o Código é um documento dinâmico e em constante construção, foi considerado fundamental continuar a estimular o seu debate e manter abertos os canais de comunicação com os membros efetivos e estagiários da Ordem dos Nutricionistas.

encontro CJ