"Comer bem, sorrir melhor" leva consultas de nutrição a 5 mil alunos de Viseu

24 de Março de 2022

O projeto de inovação social "Comer bem, sorrir melhor", que conta com a participação ativa da Ordem dos Nutricionistas, foi apresentado esta segunda-feira, dia 21 de março, em Viseu. A iniciativa vai disponibilizar consultas de nutrição e medicina dentária a cinco mil alunos do 1.º ciclo das escolas de Viseu.

A Ordem dos Nutricionistas, marcou presença na apresentação do projeto, na pessoa de Bárbara Beleza, presidente da mesa do Conselho Geral, onde salientou que “a intervenção nutricional desenvolvida terá como objetivo reduzir a percentagem de crianças com excesso de peso, aumentar em 5% o número de crianças que consome hortícolas e frutas diariamente, e promover a literacia em saúde, alimentação e nutrição.”

Bárbara Beleza avançou ainda que serão realizadas 10.500 consultas de nutrição e medicina dentária, destacando que a escola é o cenário ideal para o fortalecimento da literacia em saúde, onde estão reunidas as melhores circunstâncias para atuar em educação alimentar.

Durante a conceção do projeto de inovação social, a Ordem dos Nutricionistas – parceira ativa do “Comer bem, sorrir melhor” –, foi responsável pelo desenho e coordenação daquela que seria a intervenção do nutricionista no terreno.

Recorde-se que “Comer bem, sorrir melhor” é uma iniciativa promovida pela Ordem dos Médicos Dentistas que tem como objetivo promover a literacia para a saúde oral e saúde nutricional, prevenção e tratamento conservador, nos agrupamentos escolares dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões, durante um período de 15 meses, entre os anos de 2022 e 2023.