Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MAIO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Quatro anos após o lançamento do concurso, os centros de saúde continuam à espera de nutricionistas

Quatro anos após o lançamento do concurso, os centros de saúde continuam à espera de nutricionistas
29 de Março de 2022

A colocação de 40 nutricionistas e de 40 psicólogos nos centros de saúde deverá ficar concluída até ao fmal de maio, quase quatro anos depois da abertura dos respetivos concursos. É um exemplo de como o discurso da capacitação dos Cuidados Primários, que volta à ordem do dia sempre que as urgências dos hospitais entopem, esbarra na burocracia dos procedimentos da Administração Pública.

 

Abertos em agosto de 2018, os concursos para a admissão nos centros de saúde de estagiários, com vista à obtenção do grau de especialista da carreira dos técnicos superiores de saúde, nos ramos Nutrição e Psicologia Clínica, correm a conta-gotas e a diferentes ritmos. A demora tem uma explicação: concorreram milhares de pessoas e as regras da contratação mandam que todos sejam entrevistados por um júri. Para piorar a situação, as entrevistas estiveram suspensas durante alguns meses devido à pandemia de covid-19. Em resposta ao JN, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) refere que a colocação dos profissionais "ocorrerá após o decorrer de todas as fases necessárias à conclusão dos respetivos concursos, o que se prevê ficar concluído até ao final do mês de maio".

 

O concurso dos nutricionistas, para o qual ficaram habilitados 988 candidatos na fase inicial, está mais adiantado. Depois das diversas fases procedimentais, esta semana começará o processo de escolhas dos locais de estágio, adiantou a ACSS. "Está nas mãos do Ministério da Saúde a distribuição dos candidatos por ARS", realça a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

 

Mais atrasado está o concurso dos psicólogos, que teve 2528 candidatos na primeira fase. Neste momento, explica a ACSS, estão a decorrer os procedimentos necessários para a publicação da lista de ordenação final de candidatos, após ter sido realizada a audiência de interessados.

 

Assim que forem escolhidos, os nutricionistas e psicólogos terão de fazer dois anos de estágio para conseguirem o grau de especialista de Nutrição ou Psicologia Clínica. Só depois entram na carreira de técnico superior de saúde.

 

RETIRAR PRESSÃO DAS URGÊNCIAS

 

A capacitação dos centros de saúde, com profissionais de diferentes áreas e com equipamentos para realização de exames e análises, tem sido apontada como uma das reformas necessárias para retirar pressão dos hospitais. No último sábado, em reação a uma notícia do JN sobre a elevada procura nas urgências, a ministra da Saúde aludiu ao tema.

 

Referindo-se à presença nos hospitais de doentes classificados como verdes, azuis e brancos em número "muito superior" àquilo que é desejado em Portugal, MartaTemido sublinhou que a resposta "passa pela disponibilização de alternativas à população para resolver as suas situações de saúde em atendimento programado", adiantando que este "é um processo que se tem feito".

 

EDUCAÇÃO

 

Nas escolas dispensam-se entrevistas a todos.

Demorou a ser lançado, mas, à partida, será mais célere. O concurso para contratar nutricionistas para as escolas abriu em janeiro, embora já estivesse previsto no Orçamento do Estado para 2020. Para as nove vagas concorreram cerca de 400 nutricionistas, mas este procedimento, aberto pelo Ministério da Educação, dispensa as entrevistas a todos os candidatos. Só os que chegarem à fase final passarão por aquele processo, explicou, ao JN, a bastonária dos Nutricionistas. Alexandra Bento crê que, desta forma, o concurso será mais rápido do que o dos centros de saúde.


Fonte: Jornal de Notícias, 29 de março de 2022