Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MAIO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Sessão de Abertura da Cerimónia de Compromisso Profissional 2024 | Discurso Dra. Inês Castela

Sessão de Abertura da Cerimónia de Compromisso Profissional 2024 | Discurso Dra. Inês Castela
08 de Maio de 2024

"Boa tarde a todos,


Gostaria de em primeiro lugar, cumprimentar a Exma. Senhora Secretária de Estado da Saúde, Prof. Doutora Ana Povo, agradecendo a sua presença nesta Cerimónia de Compromisso Profissional, que denota o reconhecimento por parte dos decisores políticos da importância dos nutricionistas enquanto profissionais de saúde e do seu papel ativo na promoção da saúde e, em particular, na promoção da alimentação saudável.


Cumprimento a Exma. Senhora Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Dra. Liliana Sousa, a quem agradeço o simpático convite e a confiança que depositou em mim para fazer parte deste momento tão especial. Na sua pessoa, cumprimento todos os membros da Direção e dos restantes órgãos sociais e colaboradores da Ordem dos Nutricionistas, agradecendo publicamente o vosso trabalho e digo "vosso", no plural, de propósito, porque é sempre um trabalho de equipa e juntos chegamos mais longe.


Por último, saúdo todos os colegas aqui presentes e, em particular, os colegas mais novos que são os protagonistas do dia de hoje e a quem me dirigido especialmente.


Quando a Senhora Bastonária me fez o convite para integrar a sessão de abertura desta Cerimónia, confesso que foi um convite inesperado, mas que aceitei com enorme gosto, sentido de responsabilidade e algum nervosismo.


Tentei colocar-me no vosso lugar e pensar no que gostava de ter ouvido. Partilha, sensatez, empatia e verdade. Estas foram as premissas e espero que, de alguma forma, vos consiga fazer chegar a mensagem e chegar a todos vós.


A nutrição é uma ciência jovem, mas viva e que está em constante expansão e evolução.


Ser nutricionista é, por definição, um profissional de saúde com conhecimento técnico, prático, científico e diferenciado na área das ciências da nutrição e da alimentação. Mas ser nutricionista é muito mais do que isto.


Ser nutricionista é ser um profissional capaz de ouvir e decidir, em conjunto - com outros profissionais e com o indivíduo - a melhor intervenção para um utente, um grupo, uma comunidade ou uma população.


Ser nutricionista é ser um profissional que ensina.


Ser nutricionista é cuidar - do outro e do próximo.


E é normal que no início das vossas carreiras sintam algum nervosismo ou receio. Receio de não estarem totalmente preparados; se vão saber o que dizer, o que fazer ou terem receio de não saber resolver. De serem postos à prova e não conseguirem dar resposta ou a incerteza de saber se vai correr bem.


Em agosto deste ano completo 4 anos de profissão. Durante estes 4 anos, os desafios foram surgindo e estes receios também. Se após este tempo, me perguntarem se deixei de estar nervosa perante um novo desafio? A minha resposta é óbvia, é não. E não sei se algum dia deixarei de sentir. Porque é reflexo da responsabilidade, da exigência que imponho em mim própria e da dedicação com que me entrego ao trabalho.


Se isto quer dizer que nestes 4 anos correu sempre tudo bem? Claro que não. Se cometi alguns erros? Com certeza. Mas faz parte da aprendizagem, e se as ciências da nutrição estão sempre em evolução, nós também e temos de ter a humildade de reconhecer que não sabemos tudo e que há sempre margem para melhorar.


As oportunidades que fui tendo são resultado do trabalho e do empenho. Foram oportunidades construídas e com elas, as responsabilidades também aumentaram. Posso dizer-vos que foram 4 anos entusiásticos, desafiantes, enriquecedores, e muito gratificantes.


Aproveitei este momento para fazer uma introspeção, que também é algo que não faço com frequência, mas que aconselho a fazerem porque a vida é corrida e pelo meio acabamos facilmente por deixar de celebrar as pequenas vitórias, de reconhecer e saborear os sucessos que cada um de nós vai conseguindo.


Se tivesse de identificar alguns pontos-chave que considero terem sido determinantes para o meu crescimento profissional, mas também pessoal, e para estar a ter um percurso profissional tão positivo, seriam eles (e não estão organizados por ordem de importância):

  • Ter uma boa rede de apoio: aqui incluo o ambiente no trabalho, entre pares - colegas de profissão, amigos e família. Posso dizer-vos que a nutrição me deu os meus melhores amigos e alguns conheci-os no local de trabalho.
  • Ter um bom mentor: que não tem de estar relacionado com o orientador do estágio; pode ser algum colega mais velho, com quem se identifiquem e possam conversar ou pedir conselhos. Eu própria tenho a minha, que pela sua dimensão profissional, académica e humana, contribuiu em muito para o meu crescimento.
  • E gostarem do que fazem. Ter o brilho nos olhos, sentirem entusiasmo e orgulho pelo vosso trabalho. E quando as dificuldades ou obstáculos surgirem, porque é perfeitamente normal que assim aconteça, sejam persistentes e resilientes. Valorizem-se e prestigiem a profissão através do vosso trabalho.


E quando alguém me diz que tive sorte, eu respondo - "Concordo. Mas sorte é estar preparado no momento certo". E é sobretudo isto que vos quero transmitir.


Sejam sempre a vossa melhor versão. Procurem fazer o melhor que sabem, com o conhecimento e as competências que têm, naquele momento. Procurem aprender com os erros e errar cada vez menos. Procurem a formação constante e contínua. Procurem diferenciarem-se. Falem entre vós (mais jovens), falem connosco (mais velhos), e falem com os mais experientes.


Sejam cautelosos, mas tenham mente aberta. Sejam curiosos, mas tenham espírito crítico. Sejam céticos em relação ao que leem porque até mesmo a evidência científica deve ser interpretada num certo contexto e não deve ser extrapolada. Sejam céticos em relação ao que ouvem, mas também em relação ao que sabem ou julgam saber.


Mas não deixem de sonhar e de ser, diariamente, um exemplo de respeito pela profissão.


O reconhecimento virá de forma natural e por acréscimo. E assim, nunca ninguém vos poderá dizer que foi "apenas sorte".


Em meu nome pessoal, mas também em nome da Comissão de Jovens Nutricionistas, quero que se sintam acolhidos nesta casa que é tanto nossa, como vossa.


O caminho será diferente para todos, mas desejo a cada um de vós uma carreira profissional promissora e que os vossos primeiros 4 anos sejam tão bonitos quanto os meus foram.


Sejam bem-vindos a esta bonita e prestigiante profissão, e muitos parabéns a todos!"


Inês Castela - Sessão de Abertura | Cerimónia de Compromisso Profissional, 28 de abril 2024