Primeiro Catálogo Português de Nutrição apresentado esta semana

23 de Maio de 2016

A Ordem dos Nutricionistas e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), através do Centro de Terminologias Clínicas em Portugal (CTC.PT), com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), desenvolveram o primeiro Catálogo Português de Nutrição (CPN), que contém uma tabela de nomenclaturas na área de Nutrição, relativamente a diagnósticos e intervenções, estabelecendo e padronizando a terminologia clínica. O Catálogo será apresentado no próximo dia 27 de maio, no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto, 71, 4050-157 Porto), pelas 16h30.

Este trabalho, inédito em Portugal, surgiu do reconhecimento de que a adoção de uma terminologia estandardizada é indispensável na otimização contínua dos cuidados de saúde, sendo, por isso, essencial a existência de padrões normalizados para a representação da prática clínica das Ciências da Nutrição.

De facto, a nutrição tem vindo a assumir um papel preponderante no combate e prevenção de grande parte das doenças que se tornam flagelos nos dias de hoje, como a doença cardiovascular, doença oncológica, obesidade e a desnutrição em grupos populacionais mais vulneráveis, pelo que se torna fulcral o desenvolvimento de medidas que aumentem a eficácia da comunicação entre profissionais e para com os próprios cidadãos.

A adoção de uma nomenclatura clínica padronizada é, portanto, indispensável à otimização contínua dos cuidados prestados nesta área de cuidados de saúde. Desta forma, graças à existência destes padrões para a representação da prática clínica das Ciências da Nutrição, existirá mais rigor, por exemplo, ao nível da normalização do registo clínico e da comunicação em equipas multidisciplinares.

Pretende-se que este catálogo seja um instrumento adotado por todos os profissionais que exerçam a sua atividade profissional na área clínica das Ciências da Nutrição, bem como por parte dos softwares de apoio à prática clínica de nutrição, como é o caso do módulo de nutrição para o Sistema de Registos Clínicos - SClínico, criado pelos SPMS em conjunto com a Ordem dos Nutricionistas.

Sendo um padrão nacional, o CPN poderá ainda facilitar a recolha de dados na área da nutrição entre populações, serviços de cuidados de saúde e regiões geográficas, auxiliando os responsáveis pelas decisões politicas nos processos afetos a esta área, nomeadamente a necessidade de recrutamento de nutricionistas no âmbito dos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados.

Os dados originados pela utilização do CPN podem sustentar a tomada de decisão, melhorando assim a segurança e a qualidade dos cuidados para os utentes e as famílias, contribuindo adicionalmente para a melhoria das condições da prática clinica entre os nutricionistas.

Caso pretenda assistir à apresentação do CPN, por favor inscreva-se AQUI.