Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Ordem dos Nutricionistas na Comissão para a Reforma da Saúde Pública

Ordem dos Nutricionistas na Comissão para a Reforma da Saúde Pública
19 de Setembro de 2016

A Ordem dos Nutricionistas vai integrar a nova Comissão para a Reforma da Saúde Pública Nacional, estabelecida a 19 de setembro por despacho do Ministro da Saúde.


Tendo como propósito a promoção de uma discussão abrangente sobre a Reforma da Saúde Pública com todos os seus atores, a recém-criada Comissão é constituída por representantes do Governo, das Administrações Regionais de Saúde, das organizações sindicais da área de saúde e das ordens profissionais da saúde, sendo presidida pelo Diretor-Geral da Saúde.


Nesse sentido, a Comissão para a Reforma da Saúde Pública Nacional terá como primeira função, em articulação com coordenadores nacionais de cuidados de saúde, especialistas, cidadãos e entidades nacionais e locais para elaborar, uma proposta para um novo quadro legal da saúde pública em Portugal no prazo máximo de 180 dias.


A revisão do Plano Nacional de Saúde já apontava a Saúde Pública como uma das áreas prioritárias de ação, tendo em conta o seu objetivo declarado de recolocar o cidadão no centro das políticas de saúde, impulsionando a promoção da saúde e a prevenção da doença.


Os principais desafios que se colocam atualmente à Saúde Pública, como os efeitos das alterações climáticas na saúde, as doenças crónicas, a crescente resistência dos agentes patogénicos ou a progressão de desigualdades, iniquidades e desequilíbrios entre comunidades, estão diretamente relacionados com atividade humana, incluindo comportamentos e estilos de vida dos cidadãos, pelo que a alimentação e a nutrição assumem uma cada vez maior importância na definição das políticas de saúde.


Desta forma, os nutricionistas terão um papel preponderante não só na definição do futuro Plano de Saúde Pública Nacional, mas particularmente na sua aplicação, consolidando a crescente atenção que as questões da alimentação saudável assumem nas políticas de saúde.