Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Ordem dos Nutricionistas contra a isenção de IVA nas terapias não convencionais

Ordem dos Nutricionistas contra a isenção  de IVA nas terapias não convencionais
26 de Setembro de 2016

A Ordem dos Nutricionistas é frontalmente contra os Projetos de Lei que foram esta sexta-feira aprovados na generalidade na Assembleia da República que visam consagrar a isenção de IVA nos serviços prestados por profissionais de terapêuticas não convencionais tendo baixado à discussão à especialidade.


Na perspetiva da Ordem dos Nutricionistas, estes diplomas pretendem, ainda que indiretamente, considerar os profissionais das terapêuticas não convencionais como profissionais de saúde, não possuindo estes a necessária formação e os necessários conhecimentos científicos, bem como a obrigação de sujeição a regras deontológicas.


Sendo a prática dos profissionais das terapêuticas não convencionais não baseada em evidência científica, contraria as recomendações da Organização Mundial de Saúde, visto esta considerar que para a integração destas práticas nos sistemas de saúde, é necessário um processo prévio de análise de riscos e construção de evidência científica que permita aferir de forma sólida a integração dos conhecimentos desta área na prática da medicina.


A legitimação das terapias não convencionais em sede tributária não deve ser o primeiro passo para o seu reconhecimento como práticas de saúde. E, no que diz respeito à isenção de IVA, existem ainda em Portugal bastantes práticas com clara evidência científica para a melhoria do estado da saúde da população às quais não foi ainda dada essa isenção, como é o caso da prática de atividade física.


Neste sentido, a Bastonária dos Nutricionistas, Alexandra Bento, solicitou já a todos os grupos parlamentares uma audiência com caráter de urgência, detalhando as razões da oposição dos nutricionistas aos Projetos de Lei que foram debatidos na passada sexta-feira na Assembleia da República.