Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Gastronomia sustentável

Gastronomia sustentável
18 de Junho de 2017

As Nações Unidas, em 2016, aprovaram a criação do Dia da Gastronomia Sustentável, que se celebra hoje pela primeira vez, tendo em conta a resolução de setembro de 2015 "Transformar o nosso mundo: a Agenda 2030 para um mundo sustentável". É assim entendida a gastronomia como "uma expressão cultural relacionada com a diversidade natural e cultural do mundo". Este entendimento pretende reafirmar que todas as culturas e civilizações são contribuidores e facilitadores cruciais para o desenvolvimento sustentável. Para a promoção do desenvolvimento sustentável, as Nações Unidas desenvolveram 17 objetivos centrados nas três dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.


A alimentação sustentável contribui para a segurança alimentar e nutricional, tem um impacto ambiental baixo e promove uma vida saudável nas gerações presentes e futuras. Assim, uma alimentação com uma ingestão moderada de produtos de origem animal e que privilegie a ingestão de alimentos de origem vegetal proporciona benefícios ecológicos e para a saúde. Exemplo de uma alimentação sustentável é a dieta mediterrânica, uma vez que promove, por um lado, a ingestão de alimentos de origem vegetal, nomeadamente produtos hortícolas, fruta fresca e frutos oleaginosos, leguminosas, cereais integrais e, por outro lado, a presença de alimentos de origem animal é moderada, elege como gordura de adição o azeite e a presença do vinho tinto ocorre associada à refeição, para indivíduos adultos saudáveis. Outro fator importante da dieta mediterrânica é a promoção de produtos alimentares locais, que deverão ser consumidos de acordo com a sua sazonalidade e confecionados de forma tradicional e simples, utilizando ervas aromáticas e especiarias em detrimento do sal.


Assim, a gastronomia sustentável poderá integrar-se nas dimensões económica, social e ambiental da sustentabilidade, uma vez que promove o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar (food security), a alimentação saudável, a produção sustentável de alimentos e a conservação da biodiversidade.


Umas das principais preocupações da gastronomia sustentável, aliada a processos de confeção simples, reside na seleção das matérias-primas, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade. Neste sentido, é importante: 1) utilizar produtos locais e da época - além de diminuir o efeito de estufa dos alimentos, promove-se a agricultura local e a qualidade de vida; 2) utilizar espécies que não se encontrem em vias de extinção - promovendo a biodiversidade e evitando a caça ilegal destas espécies; 3) optar por produtos provenientes do modo de produção biológica - evitando-se, assim, a contaminação excessiva por pesticidas, herbicidas e outros produtos tóxicos, nos solos e nos alimentos; 4) evitar o desperdício de alimentos - utilizando todas as partes comestíveis do alimento promove-se a utilização completa de todos os nutrientes; 5) utilizar métodos de confeção que sejam simples, por exemplo, estufados, ensopados e as caldeiradas.


É por isso possível ter uma alimentação equilibrada promovendo uma gastronomia sustentável, bastando olhar para as nossas raízes e integrar verdadeiramente a dieta mediterrânica no nosso dia-a-dia.


Bastonária da Ordem dos Nutricionistas


Fonte: DN, 19 de junho de 2017