Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   SETEMBRO 2018   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Nutricionistas congratulam-se com recomendações para criar comité científico agroalimentar

Nutricionistas congratulam-se com recomendações para criar comité científico agroalimentar
23 de Fevereiro de 2018

A Ordem dos Nutricionistas congratulou-se com os Projetos de Resolução aprovados no parlamento que recomendam ao Governo a criação de um comité científico agroalimentar, considerando que é mais um passo para promover a alimentação saudável.


A Assembleia da República aprovou na quinta-feira projetos de lei do CDS-PP, PSD e PCP que recomendam ao Governo a criação de uma plataforma que valorize o setor alimentar, a promoção de um comité científico e o reforço da investigação nesta área.


Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, afirma que "é com grande satisfação que a Ordem dos Nutricionistas vê a alimentação na agenda política", defendendo, todavia, que é necessário que estas recomendações se traduzam em ações concretas e que o Governo aja em conformidade.


Este comité científico, segundo os partidos promotores dos diplomas, seria constituído por entidades como as ordens dos Nutricionistas e dos Médicos academias científicas e institutos vocacionados para a investigação para "estabelecer um consenso a nível académico" de forma a "recuperar a confiança dos consumidores" e a "desfazer mitos".


Pretendem ainda concentrar a informação dispersa, apoiar agricultores e produtores a desenvolverem produtos endógenos e reforçar a investigação, experimentação, apoio, acompanhamento e aconselhamento agrícola, criando condições para os agricultores mais pequenos acederem à inovação.


Já em janeiro de 2016, a Ordem dos Nutricionistas tinha recomendado ao Ministério da Saúde a criação de um órgão consultivo interministerial que pudesse auxiliar as instituições governamentais com competências na definição de políticas, propondo linhas de orientação estratégicas com impacto na alimentação e no estado nutricional da população.


A Ordem dos Nutricionistas considera fundamental que a criação de um comité agroalimentar defenda "a saúde em todas as políticas", com a integração de vários setores governamentais, envolvendo os ministérios da Saúde, Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Economia, Ambiente, Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.




LUSA

Fonte: Diário de Notícias, edição online, 23 de fevereiro de 2018