<   JULHO 2019   >

Consulta Pública | NOP 003/2019 - Identificação do Risco Nutricional/Desnutrição no Adulto

03 de Julho de 2019

A Ordem dos Nutricionistas coloca em consulta pública, por um período de 30 dias úteis, a Norma de Orientação Profissional (NOP) "Identificação do Risco Nutricional/Desnutrição no Adulto".

A prevalência de desnutrição em doentes internados em hospitais encontra-se amplamente descrita na literatura. Esta facto reforça a necessidade dos hospitais adotarem ferramentas de rastreio para a identificação do risco nutricional, com o objetivo de combater a desnutrição hospitalar e promover a recuperação dos doentes e a sua qualidade de vida (Despacho n.º 6634/2018).

Neste âmbito, a presente Norma tem como objetivo padronizar a implementação da identificação do risco nutricional/desnutrição, mediante o protocolo de rastreio definido no Despacho n.º 6634/2018, bem como, possibilitar a intervenção precoce nos doentes em risco nutricional ou desnutridos, através de um plano de cuidados nutricionais.

A prática profissional deve basear-se na melhor evidência científica disponível. Neste sentido, as NOP da Ordem dos Nutricionistas, definidas como um conjunto de recomendações, desenvolvidas de forma sistematizada, constituem um instrumento que se destina a apoiar o profissional e/ou o cliente na tomada de decisões acerca dos serviços, em contextos bem definidos.

O desenvolvimento de recomendações estruturadas com utilidade prática permite não só aumentar o grau de confiança do profissional na prestação do serviço, bem como, aumentar a qualidade do serviço prestado e a satisfação do cliente. Estas normas são elaboradas no âmbito do Departamento da Qualidade da Ordem dos Nutricionistas, segundo os procedimentos que constam no Manual para a Elaboração de Normas de Orientação Profissional (DQ|002|v3).

Dada a relevância e impacto da proposta muito agradecemos a participação de todos, através do seguinte formulário.

Prazo limite para resposta: 14 de agosto de 2019

CONSULTE A NOP | FORMULÁRIO