Plano de Contingência COVID-19 e suspensão de sessões da Ordem dos Nutricionistas

09 de Março de 2020

Considerando o teor do Despacho n.º 2836-A/2020, publicado no Diário da República n.º 43/2020, 2.º Suplemento, Série II de 2020-03-02 e seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, a Direção da Ordem dos Nutricionistas, deliberou aprovar o Plano de Contingência COVID-19, que deverá ser aplicado nas instalações da Ordem dos Nutricionistas.

Mais deliberou recomendar a todos os Colegas que, se possível, apliquem este plano (ou plano semelhante) nos seus domicílios profissionais, em ordem a evitar riscos de contágio pelo agente Coronavírus (COVID-2019).

Foi ainda entendimento, atenta a situação atual e as últimas recomendações, suspender os eventos e ações formativas agendados, a partir de dia 10 de março, nomeadamente as seguintes iniciativas:
  • Ciclos de Visitas da Bastonária aos Estabelecimentos de Ensino Superior;
  • Seminário de Legislação, Ética e Deontologia (23 de março em Lisboa e 30 de março no Porto);
  • Cerimónia do Compromisso Profissional (28 de abril).

No entanto, e consciente do impacto da decisão, a Direção da Ordem dos Nutricionistas deliberou manter o Seminário de Deontologia para Membros Estagiários, a decorrer durante a semana de 9 a 13 de março, aplicando as precauções básicas de controlo da infeção, uma vez que a sua não realização acarretaria prejuízo para os próprios, designadamente no eventual atraso no início da sua vida profissional como Membros Efetivos.

Relativamente às Provas de Habilitação Profissional, agendadas para os dias 18 e 19 de março, serão efetuados ajustes ao formato atualmente em vigor, que serão diretamente comunicados aos respetivos intervenientes.

A Direção da Ordem dos Nutricionistas esclarece que esta medida tem natureza preventiva e que não há notícia de qualquer caso de contaminação envolvendo os seus colaboradores ou nutricionistas.

Esperamos que esta contingência termine a breve trecho e manteremos todos os Colegas atualizados das alterações ao plano atualmente definido.