´Não há suplementos milagrosos´ contra o coronavírus, avisa bastonária da Ordem dos Nutricionistas

07 de Abril de 2020

Abastonária da Ordem dos Nutricionistas alerta para os supostos "suplementos milagrosos para ajudar no combate à Covid-19" e diz que tudo o que temos de fazer é "comer bem" para ter saúde.

CM – É falso que haja suplementos alimentares que reforcem o sistema imunitário?
– Deve ficar muito claro que não existem nem superalimentos nem suplementos alimentares que sirvam para reforçar o sistema imunitário e, de alguma maneira, combater a Covid-19. O que importa é que as pessoas percebam que a alimentação equilibrada, no seu todo, é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e para estarmos melhor apetrechados para recuperar das doenças, quaisquer que elas sejam.

– Costuma dizer-se que as vitaminas são o melhor aliado contra as doenças...
- Sim, as vitaminas e os minerais. Por isso mesmo é que tentamos reforçar esta mensagem: os produtos hortícolas e as frutas, ou seja, os frescos, sejam eles crus ou cozinhados, devem ser a base das nossas refeições. É importante apelar a que estejam presentes na alimentação ao longo do dia e apelar à presença da sopa quer ao almoço quer ao jantar. Estando agora as pessoas mais em casa, parece que é perfeitamente possível terem mais tempo para dedicar à prática culinária e certificarem-se de que seguem estes princípios.

– Mais alguma recomendação sobre o que fazer à mesa neste período de confinamento?
- Já agora, que os produtos sejam de época, porque guardam mais riqueza nutricional, e que sejam locais. Vamos também pensar na nossa agricultura e ajudar os agricultores. E, já agora, pensar nos produtos que têm mais durabilidade, porque vamos menos vezes às compras.

Fonte: Correio da Manhã, edição online e impressa, 07 de abril de 2020