Guia Orientador | Atividade do nutricionista durante o período de desconfinamento no âmbito do combate à pandemia COVID-19

03 de Maio de 2020

A Ordem dos Nutricionistas publica hoje o Guia Orientador “Atividade do nutricionista durante o período de desconfinamento no âmbito do combate à pandemia COVID-19”, elaborado no âmbito do Departamento da Qualidade da Ordem dos Nutricionistas, segundo os procedimentos que constam no Manual para a Elaboração de Guias Orientadores da Ordem dos Nutricionistas.

Este Guia encerra um conjunto de orientações com o objetivo de auxiliar os nutricionistas na sua atividade presencial no período de desconfinamento, sendo complementares às orientações previstas no Guia Orientador “Boas Práticas para o Nutricionista durante a Pandemia COVID-19”.

Sabemos que também esta será uma fase exigente e que trará novos desafios que os nutricionistas terão de enfrentar e por isso, a sua prática profissional deverá ser pautada pelos princípios éticos e deontológicos que regem a profissão, utilizando instrumentos científicos e técnicos adequados ao rigor exigido e desenvolvendo ações informadas e sustentadas pela evidência científica. Neste sentido, o nutricionista, nesta fase de desconfinamento, no âmbito do seu trabalho presencial, deverá promover um ambiente saudável e de segurança, para si, para os seus clientes e para a sociedade em geral, em prol da saúde pública. Por isso, as recomendações apresentadas neste Guia Orientador, são no âmbito das medidas a adotar a nível individual e das instalações e equipamentos, considerando igualmente a gestão da atividade profissional.

Desejamos e apelamos que a atividade profissional seja efetuada com segurança, quer para o nutricionista, quer para as demais pessoas com quem interage.

CONSULTAR O GUIA ORIENTADOR