Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  ABRIL 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Consulta Pública | Organização do Serviço de Nutrição nas Instituições do Serviço Nacional de Saúde

Consulta Pública | Organização do Serviço de Nutrição nas Instituições do Serviço Nacional de Saúde
09 de Agosto de 2017

O Ministério da Saúde colocou em Consulta Pública, até ao dia 31 de agosto de 2017, a proposta “Organização do Serviço de Nutrição nas Instituições do Serviço Nacional de Saúde”, elaborada pela Ordem dos Nutricionistas.

Tal surge na sequência de um conjunto de propostas que a Ordem dos Nutricionistas apresentou ao Ministério da Saúde para a sustentabilidade do SNS. A criação do Serviço de Nutrição foi incluída no Compromisso para a Sustentabilidade do SNS, do Ministério da Saúde com as Ordens da Saúde.

De acordo com a proposta “Organização do Serviço de Nutrição nos Serviços de Saúde”, elaborada pela Ordem dos Nutricionistas, o Serviço de Nutrição terá como missão desenvolver funções de análise, diagnóstico, orientação, intervenção e monitorização da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade, segurança e sustentabilidade, em indivíduos ou em grupos, na comunidade ou em instituições, tendo por objetivo máximo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença. Desta forma, o serviço deverá ser um órgão autónomo, hierarquicamente dependente do Diretor Clínico, constituindo um serviço de apoio técnico transversal a toda a instituição. A direção do Serviço de Nutrição deverá ser sempre assegurada por um nutricionista, nomeado pelo Conselho de Administração da unidade de saúde.
  
Dada a relevância e impacto da proposta apela-se à participação de todos.



PROPOSTA  |  FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO