Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   DEZEMBRO 2018   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Resumo da visita à região do Alentejo

Nos dias 11 e 12 de junho o Ciclo de Visitas da Bastonária rumou à Região do Alentejo (Évora e Beja), tendo-se iniciado com uma reunião com o Senhor Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), Dr. José Robalo. O tema deste novo Ciclo de Visitas, a Alimentação dos Idosos, pretendeu dar destaque à importância da intervenção nutricional e alimentar nesta população, ao nível dos cuidados de saúde hospitalares e do terceiro setor, bem como às intervenções na comunidade ao nível do envelhecimento ativo. 

Durante os dois dias da visita, a Bastonária foi acompanhada pelo Presidente da ARS Alentejo, pela Vice-Presidente da Direção da Ordem dos Nutricionistas, Dra. Graça Raimundo, pela Chefe de Gabinete da Bastonária, Dra. Tânia Cordeiro e pela Assessora da Bastonária, Dra. Ana Frias.

As Instituições visitadas neste Ciclo de Visitas foram: Hospital Espírito Santo de Évora, E.P.E, Hospital da Misericórdia de Évora, Unidade Local de Saúde Baixo Alentejo, E.P.E. (que englobou o Hospital José Joaquim e o Centro de Saúde de Beja) e a Unidade de Cuidados Continuados Integrados Senhora de Guadalupe da Santa Casa da Misericórdia de Serpa.

O maior desafio que as instituições visitadas enfrentam é a captação, integração e posterior permanência dos nutricionistas na Região, numa lógica de garantia de continuidade e melhoria das respostas e dos cuidados de alimentação e nutrição, acessíveis a todos os utentes e cidadãos, com vista a um bem comum, que é a saúde da população e em especial, a dos mais idosos.




alentejo