Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   OUTUBRO 2019   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Resumo da Visita à Região Centro

O Ciclo de Visitas da Bastonária pela Região Centro do País decorreu no passado mês de setembro (de 11 a 13 de setembro e dia 20 de setembro). A marcar o início de mais um Ciclo, realizou-se uma reunião com a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Dra. Rosa Marques. O tema escolhido para este novo Ciclo de Visitas, "O Papel do Nutricionista na Garantia de Refeições de Qualidade", pretendeu dar especial destaque ao trabalho desenvolvido pelos nutricionistas nesta Região, nas vertentes da educação alimentar e promoção da saúde, da alimentação hospitalar, e da organização do Serviço de Nutrição, em defesa da melhoria da prestação de cuidados à população.

 
A acompanhar a Bastonária esteve a Dra. Ilídia Duarte, médica do Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, em representação da Presidente da ARS, bem como a colega Dra. Elsa Feliciano, Membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas. Neste Ciclo de Visitas, estiveram ainda a Chefe do Gabinete da Bastonária, Dra. Tânia Cordeiro e a Assessora da Bastonária, Dra. Ana Frias.

 
As Instituições visitadas neste Ciclo de Visitas foram: Administração Regional de Saúde do Centro, Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Unidade Local de Saúde da Guarda, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar do Baixo Vouga - Hospital Infante D. Pedro.


Numa Região em que o número de nutricionistas nos cuidados hospitalares é o mais reduzido do País, e apesar dos bons exemplos de atuação que foram constatados, a necessidade do reforço de nutricionistas nos cuidados hospitalares e nos cuidados de saúde primários, torna-se uma exigência premente, atento o cenário alimentar atual e o perfil epidemiológico da população.





cvb centro