Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   NOVEMBRO 2018   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Resumo da visita à região de Lisboa

Nos dias 17 e 18 de abril, iniciou-se o Ciclo de Visitas da Bastonária, que teve como primeiro destino a região de Lisboa e cujo tema foi “O Nutricionista no Serviço Nacional de Saúde”.
 
O primeiro dia da visita iniciou-se com uma reunião com o Senhor Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT), Dr. Luís Pisco. O tema deste primeiro Ciclo de Visitas reveste-se de sobeja importância nesta região, atendendo a que é em Lisboa e Vale do Tejo, onde o número de nutricionistas nos cuidados de saúde primários (CSP) é significativamente reduzido. A ARS LVT tem 9 nutricionistas.
 
Durante os dois dias da visita a Bastonária foi acompanhada pelo Presidente da ARS LVT, pela Presidente do Conselho Jurisdicional, Prof.ª Doutora Conceição Calhau e pelo Presidente da Comissão de Ética, Prof. Lino Mendes. Acompanharam ainda a visita a Chefe de Gabinete, Dra. Tânia Cordeiro e a Assessora da Bastonária Dra. Ana Frias.
 
As Instituições visitadas foram: o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, o Centro Hospitalar de Barreiro Montijo, o Centro Hospitalar de Lisboa Central (Hospital de São José), o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Hospital de Francisco Xavier), o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital de Santa Maria) e o Centro Hospitalar de Setúbal. 
 
O balanço destes dois dias de visitas foi bastante positivo. O contacto no terreno com os colegas, a visualização das condições de trabalho, das instalações e dos equipamentos que têm à sua disposição, e o conhecimento de diferentes abordagens de oferta de cuidados alimentares e nutricionais, possibilitou a recolha de informação e de contributos valiosos sobre o exercício profissional dos nutricionistas no SNS.