Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<   OUTUBRO 2019   >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

RESUMO DA VISITA À REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

A Região Autónoma da Madeira foi a última Região a ser visitada no Ciclo de Visitas da Bastonária. Este Ciclo iniciou-se com uma reunião com Secretário Regional de Saúde, Dr. Pedro Ramos, onde foram debatidos vários assuntos relacionados com os nutricionistas da Madeira, incluindo a abertura de estágios de especialidade na Região.

 

O tema escolhido para este Ciclo de Visitas foi "O papel do nutricionista na promoção de ambientes alimentares salutogénicos", pretendendo destacar todo o trabalho desenvolvido pelos nutricionistas nesta Região, que foi pioneira no Programa Rede de Bufetes Escolares Saudáveis e que lançou em 2017 a Estratégia Regional Estratégia Regional para a promoção de uma alimentação saudável e segura (ERPASS).

 

A acompanhar a Bastonária esteve o colega Dr. Bruno Sousa, atual Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas, bem como a Assessora da Bastonária, Dra. Ana Frias.

 

As Instituições visitadas neste Ciclo de Visitas foram: Secretaria Regional da Saúde, Câmara Municipal do Funchal, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Hospital Dr. Nélio Mendonça e Centro de Saúde de Santo António), Direção-Regional da Educação, Governo Regional da Madeira e Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

 

No decurso das visitas e reuniões com as várias Instituições, constatou-se a necessidade de incremento de recursos humanos nutricionistas, em concreto para as áreas da Educação, com a criação da figura do nutricionista escolar, e das Autarquias, mas igualmente no que ao SESARAM diz respeito.

 

Apenas uma Autarquia da Região tem nutricionista, sendo que durante a realização do presente Ciclo de Visitas, a Câmara do Funchal anunciou publicamente a intenção de integrar um nutricionista naquela Câmara Municipal, até ao final de 2019.